I Concurso de Pontes de Papel das Escolas Públicas de Juiz de Fora

A Olimpíada de Engenharia Civil é um evento tradicional da Faculdade de Engenharia da UFJF e, em novembro deste ano, terá sua décima edição. Na Olimpíada, cerca de 20 equipes competem para ver qual ponte de papel é a mais resistente, tem maior eficiência e maior exatidão de projeto. Em julho de 2013, o PET Civil em parceria com o Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Colégio de Aplicação João XXIII, expandiu o concurso para o Colégio de Aplicação João XXIII. Assim, alunos do Ensino Médio do colégio tiveram a oportunidade de montar suas próprias pontes a partir de um projeto pré-determinado e ver na prática alguns conceitos de física aprendidos na escola, como as Leis de Newton.

Pontes do Concurso de Pontes de Papel do Colégio João XXIII

Pontes do Concurso de Pontes de Papel do Colégio João XXIII

O evento foi tão bem sucedido que, em 2014, ele foi expandido para outras 5 escolas da Rede Pública além do Colégio João XXIII, sendo elas: Colégio Estadual Fernando Lobo, Colégio Estadual Duque de Caxias, Colégio Estadual Clorindo Burnier, Colégio Estadual Antônio Carlos e o IF-Sudeste. Os líderes das dezoito equipes formadas por estudantes do ensino médio dessas escolas, no dia 10 deste mês, se reuniram no Centro de Ciências do Colégio de Aplicação João XXIII para receberem algumas informações sobre o Concurso. De explicações sobre o funcionamento de uma treliça, até dicas de como fazer as barrinhas de papel, os alunos receberam todo o auxílio dos bolsistas do PET Civil para a montagem de suas pontes.

Foi então que, nos dias 14 e 15 deste mês, munidos de papel cartão, cola branca, lápis, régua, borracha, estilete e tesoura, os alunos se esforçaram para seguir um modelo de ponte já elaborado, inspirado nas pontes construídas sobre o Rio Paraibuna.

Montagem das pontes:

Agora, neste sábado dia 18 de outubro, às 8 horas e 30 minutos da manhã, eles irão se reunir no Anfiteatro da Faculdade de Engenharia para assistir à ruptura de suas pontes. A vencedora será aquela que suportar a maior carga, dentro do intervalo de 5 kg a 10 kg, conforme estabelecido no edital do Concurso. O prêmio para os vencedores será um vale-presentes da Livraria Saraiva no valor de R$600,00.

E você? Vai ficar de fora? Venha torcer para a sua equipe favorita e que vença o melhor!

O PET Civil agradece o empenho de todos os partcipantes e lhes deseja boa sorte.

Projeto da Ponte no Ftool:

Ensaio das barras:

Ponte modelo do PET Civil:

IMG_20141015_201314662

 

Reportagem TV Integração

Notícia no site da UFJF

Anúncios

2 pensamentos sobre “I Concurso de Pontes de Papel das Escolas Públicas de Juiz de Fora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s