Concretagem

Nas obras de engenharia, a  concretagem é a fase final de execução da estrutura. Embora seja uma fase veloz e normalmente mecanizada, necessita de um grande planejamento dos diversos fatores que interferem na produção, além de uma boa técnica de execução, pois, esta é também uma das etapas mais importantes de uma obra.  Basicamente, a concretagem pode ser dividia nos seguintes processos:

  1. Recebimento: Nesta etapa, é preciso assegurar que o concreto atenda às especificações do projeto, ou seja, verificar se ele não sofreu nenhuma alteração durante a etapa de transporte. Para esta verificação é necessário a observação da homogeneidade e coesão da mistura. Estas observações, são feitas através do ensaio de campo conhecido como slump test  ou ensaio de abatimento de tronco de cone. Ao executar o ensaio e coletar a medida de abatimento, leves pancadas são dadas no corpo de prova para a verificação da coesão, observando se há o desprendimento dos agregados graúdos.
  2. Lançamento: sofra segregação de agregados graúdos, o que comprometeria suas propriedades mecânicas. Em geral, o sistema de lançamento é compatível com  a consistência do concreto, a fim de evitar esse problema. O lançamento do concreto, deve ser feito de modo a preencher todo o espaço das fôrmas e a altura máxima de lançamento deve variar entre 3 metros para concretos mais argamassados e 2,5 metros. Em caso de cotas maiores, algumas medidas devem ser tomadas como a utilização de anteparos, janelas de concretagem e a utilização de um concreto de maior coesão.
  3.  Adensamento:  A função do adensamento é retirar os vazios do concreto após o lançamento, ou seja, diminuir a porosidade do mesmo a fim de aumentar a sua capacidade de resistência. Para esta finalidade, são utilizados vibradores de imersão, fôrma, placa ou mesas vibratórias. Normalmente, o equipamento mais utilizado é o vibrador de imersão que penetra cerca de 10 cm na camada de concreto na posição vertical até uma inclinação de 45°, é importante que a vibração seja cautelosa para que não atinga a armadura e venha a comprometer a estrutura.
  4. Nivelamento e acabamento superficial:  Para a execução do nivelamento, em geral, são utilizados sarrafos que podem ficar apoiados em mestras, estas definem a espessura da laje. Para um bom nivelamento, é necessário que as formas estejam niveladas pois facilita o posicionamento correto das mestras. Em pilares, em vez de nivelamento, é realizado a conferência de prumo. A etapa de acabamento superficial, consiste em proporcionar à laje a textura necessária de acordo com o projeto. Esta textura, por sua vez, é definida de acordo com o revestimento a ser feito na laje.  Existem diversos equipamento para proporcionar as devidas texturas, dentre eles os mais utilizados são o rolo assentador de agregado, rolo float e helicóptero.
  5. Cura: A etapa de cura do concreto, consiste em garantir a não evaporação da água da mistura, necessária à hidratação do cimento. Esta garantia é feita controlando as condições de temperatura e umidade do concreto após o lançamento do mesmo nas formas. A boa execução da cura é fundamental para o desempenho da estrutura, pois evita casos de fissuração plástica no concreto uma vez que não permite a perda precoce de umidade. A cura deve ser iniciada duas a três horas após o lançamento e tem como prazo minimo de execução 7 dias. Este procedimento pode ser feito por molhagem simples, lâmina d’água, aspersão, cobrimento úmido e película química.

    Após o processo de concretagem, inicia-se a desforma. Para evitar possíveis danos e deformações na estrutura as fôrmas e escoramentos só devem ser retirados quando o concreto for capaz de resistir ao seu peso próprio e às cargas atuantes sem que a estrutura sofra deformações significativas. Este processo deve ser executado de acordo com as especificações do projeto estrutural.

Fontescomunidadedaconstrução, fórumdaconstrução, revistatéchne 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s