Tijolo de plástico reciclado é nova opção para construção civil

Quem nunca pensou em construir uma casa de verdade com peças de lego? Pois isso pode virar realidade. Devido à busca por soluções ecológicas para o ramo da construção civil, foi desenvolvido pela empresa inglesa Ecomat Research o chamado tijolo de plástico. Esse tijolo foge totalmente ao convencional, pois além de usar o plástico reciclado como parte de sua composição química, apresenta o formato de uma peça de lego gigante.

lego-ecomat-inhabitat

Com 33 centímetros de comprimento e 25 centímetros de altura, o bloco é feito a partir de uma combinação do plástico com gesso, cimento e resina cristal e produz uma composição final que resiste à temperaturas de 75°C sem sofrer nenhuma dilatação além de ser isolante térmico, elétrico e acústico. O tijolo de plástico também apresenta resistência à chuva, vento e maresia além de ser imune à ação de fungos, bactérias, insetos e roedores.

Esses tijolos proporcionam uma montagem bem mais fácil e rápida, pois dispensam a necessidade de uma liga de cimento entre eles. A montagem da parede é feita através do encaixe das peças e o resultado é uma parede bastante lisa, não havendo necessidade de emboço e reboco. Apenas uma camada de argamassa já seria suficiente para deixar a parede em condições de receber a pintura final e com isso diminuiria consideravelmente o custo e o tempo da obra. Além disso, existe também a facilidade no transporte do bloco por ser um pouco mais leve do que o tijolo comum (aproximadamente 400 gramas) e pelo fato de não precisar de muitos outros materiais gerando diminuição nas emissões de carbono.

A utilização em larga escala do tijolo de plástico também geraria um grande investimento na reciclagem do plástico o que poderia vir a se tornar uma alternativa bastante consistente para o destino desse material tão degradante ao meio ambiente.

No Brasil esse material também se apresenta como promissor já tendo sido tema de feiras como a Plastech Brasil e Construnorte. Ainda há muito que se pesquisar sobre o tijolo de plástico, mas o que se sabe é que ele entrou no mundo das construções para ficar.

Para mais informações acesse aqui.

Fontes: Balbacch, Ciclovivo

Anúncios

Um pensamento sobre “Tijolo de plástico reciclado é nova opção para construção civil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s