Esponja de Concreto

 

Em meio a mudanças climáticas extremas, sofrendo hora com a escassez de água, hora com severas enchentes, está situada a internacionalmente famosa cidade de Las Vegas, localizada em um vale no deserto de Mojave, Estados Unidos. Visando balancear esses dois limites, foi desenvolvido o projeto Poreform, pelos integrantes do “Water Pore Partnership” (agência ligada à solução de problemas relacionados à água) Amy Mielke e Caitlin Taylor, que consiste em uma superfície porosa de concreto estrategicamente localizada no centro de Las Vegas que é capaz não só de absorver o excesso de água resultante das enchentes, como também foi projetado para liberar o montante absorvido lentamente para amenizar os períodos de seca. Em reconhecimento ao caráter visionário e útil do projeto, foi concedido à dupla o Prêmio Internacional Holcim para Construçōes Sustentáveis.

Poster do Projeto, mostrando como seria o visual

Poster do Projeto, mostrando como seria o visual

Poreform, na verdade, é um reparo a um projeto mais antigo e adverso a respeito de seu impacto ambiental, mas com as mesmas intenções: suprir a ausência de água em Las Vegas, que se baseava na instalação de canos desde o norte do estado de Nevada até a cidade, porém, devido a crise de 2008, os canos não foram finalizados e a demanda continuou sem ser suprida

Este slideshow necessita de JavaScript.

O plano é pensado em seus mínimos detalhes e eficiente em sua grandiosidade. Para a escolha de sua localização, primeiramente foi feito um estudo das regiões mais afetadas pelas enchentes, criando uma rede por onde serão instaladas as estruturas personalizadas para cada área com base na vazão, volume e frequência do acumulo de água, evitando a evaporação desta, e utilizando tubulação já existente para a captação. Sambem foi verificado o volume necessario do reservatório principal, sendo calculado em 75 mil mega litros, o qual, quando não for utilizado para seu real propósito, irá acomodar instalações periódicas e temporárias de arte. Além disso, também foi pensada a textura da superfície, basicamente rugosa e em forma de mar de morros, mas personalizada para o seu previsto uso: nas áreas com declive mais acentuado a estrutura apresenta padrões semelhantes aos de controle de erosão, já existentes ha décadas; nas áreas que serão utilizadas pelo trânsito de pessoas, a cobertura é semelhante a uma calçada de paralelepípedos. Ainda haverá o controle e o tratamento da água captada, antes da sua redistribuição.

 (Clique nas imagens para ampliar)

Em geral, Poreform, é um projeto que, sem dúvidas, necessitará de um grande investimento para a sua realização, mas devido à atenção minuciosa aos detalhes dada pela equipe responsável, se mostra como um empreendimento rentável e seguro. Rentável, devido aos danos que teoricamente não serão mais causados pelas enchentes, ao novo grande reservatório renovável de água que sera criado, o retorno cultural vindo das instalações artísticas, além da atracão gerada pela estrutura em si, podendo se tornar um ponto turístico. Seguro pela credibilidade dada não só pela capacidade dos profissionais envolvidos, mas também pelo reconhecimento de uma empresa multinacional do ramo de construção civil, a Holcim.

Fontes: yale.edu, Waterpore Partnership

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s