Conheça plataformas gratuitas para aprender a programar

quarta universitaria

código

Saber programar é basicamente ser capacitado a “conversar” com o computador, e com isso fazê-lo executar as tarefas que forem convenientes a você. Para tanto, é necessário lhe fornecer todos os passos, e muito bem definidos, para realizar qualquer tarefa: isso é o que nós chamamos de algoritmo. Tudo isso ajuda a promover maior raciocínio lógico, além de fornecer uma excelente base para otimizar atividades ou resolver problemas do cotidiano, algo que o engenheiro sempre irá encontrar. Portanto, a programação se torna um meio extremamente útil para nós, e sua importância é inerente. O blog do PET Civil já fez um post completo sobre a importância de se programar, para acessar clique aqui.

Aprender a programar é como aprender um novo idioma. Aliás, para tal, é necessário primeiro escolher uma linguagem de programação, ou seja, estabelecer o padrão de comunicação entre você e o computador. Depois basta achar um editor ou software para treinar seu conhecimento. Mas antes disso, você precisa estudar muito – muito mesmo – e o que não faltam são opções online para que você acumule conhecimento. Para acessar a plataforma basta clicar em cada título, que você será redirecionado à página.

Hour of Code

hour_of_code_etr

É a plataforma da campanha da Semana do Ensino da Ciência da Programação, que foi lançada pelo próprio presidente dos Estados Unidos, com a intenção de estimular estudantes americanos a escreverem suas primeiras linhas de código. Nela estão disponíveis uma infinidade de tutoriais – inclusive com alguns você pode programar sem o uso do computador – e possui também até um aplicativo que demonstra o raciocínio básico da programação.

Codeacademy

codeacademy

É a maior e mais famosa plataforma para aprender a programar. Possui diversos recursos interativos gratuitos em seu site para aprender linguagens de programação, como Ruby, Java, PHP e Python, além de um curso que ensina a construir sites em HTML e CSS, que são os códigos mais utilizados em toda a web.

Udacity

udacity

O Udacity visa uma educação mais avançada, para jovens que buscam aumentar o seu conhecimento em diversas áreas, ou para profissionais que precisam dar uma atualizada ou refrescada na memória.

Coursera

courseraAqui você irá aprender como funciona a tecnologia. Todo o material foi fornecido por vários mestres e profissionais renomados na área. Os tutoriais e aulas são bem didáticos, mas focados em um conhecimento geral sobre os assuntos, como uma introdução completa antes de entrar a fundo na tecnologia ou na matéria.

CC50

cc50

Aos 17 anos, o brasileiro Gabriel Lima Guimarães fez um curso introdutório de Ciência da Computação em Harvard. Ele gostou tanto que decidiu transmiti-lo para outros brasileiros interessados no assunto. Para isso ele traduziu o material, gravou as aulas em vídeo e disponibilizou tudo gratuitamente no site, com exercícios e muito mais. O curso não tem pré-requisito e começa do básico.

Scratch

scratch

É uma linguagem criada pelo Laboratório de Inovação do MIT (Media Lab) que permite a criação de animações, jogos e histórias interativas. Crianças a partir dos 5 anos já podem acessá-lo sem problemas, pois você é capaz de montar algoritmos com bloquinhos coloridos, tudo muito visual e intuitivo.

Try Ruby

try-ruby

A linguagem Ruby não necessita de conhecimentos teóricos profundos e específicos para se entender o funcionamento de computadores, o que lhe torna mais simples e fácil de utilizar. A plataforma traz um ensinamento interativo que o leva a entender os conceitos principais com exercícios práticos.

Blockly

blockly

Ele é um editor visual de programação, no qual você precisa montar um algoritmo com blocos de comando para decompor um problema em etapas e ordená-las logicamente. Além de já ser fácil sua utilização a plataforma ainda possui diversos tutoriais em português.

Tuts+

Tuts+

O Tuts+ possui diversos cursos gratuitos, incluindo programação e design: são vídeo-aulas rápidas sem exercícios. Tem por exemplo o módulo “30 dias” em que eles prometem ensinar a construir sites com HTML e CSS ou aprender em 1 mês Jquery – biblioteca usada no WordPress.

Code School

code_school

Mesmo sendo uma plataforma paga, possui uma área gratuita. Os cursos são compostos por aulas em vídeo e exercícios interativos: você pode aprender HTML/CSS, Ruby, Javascript e até como desenvolver aplicativos para o sistema IOS.

Programaê

programae

Através de uma iniciativa totalmente brasileira, a organização sem fins lucrativos Code Club Brasil lançou no início desse mês a Programaê, plataforma online de programação para crianças. Criada em parceria com a Fundação Lemman, a ferramenta é gratuita e funciona como um difusor de informações que incentivam o aprendizado de programação. A organização traz programadores e entusiastas que queiram compartilhar seu conhecimento, além de oferecer conteúdos de outras organizações como Codeacademy, Khan Academy, Scratch e Code.org.

Fontes: Super Interessante, CSEdWeek, Tecmundo, Meio Bit, Olhar Digital.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s