Alvenaria Estrutural: cuidados durante a execução

Na construção civil, alvenaria é a unidade da estrutura composta por blocos unidos por argamassa. Alvenaria estrutural, então, é um método construtivo onde a unidade da alvenaria assume função estrutural. Este método construtivo tem sido largamente utilizado e estimulado em um contexto de industrialização da construção civil, exigindo uma boa capacidade técnica tanto no projeto/planejamento quanto na execução.

Em meio a esta prática alguns pontos na hora da execução devem ser observados, sendo estes:

  1. Recebimento dos blocos estruturais: Nesta etapa, é importante avaliar se os blocos apresentam um aspecto homogêneo, se possuem arestas vivas, se não há trincas ou outros defeitos e se os blocos são resistentes. A avaliação deve ser feita em uma amostra representativa do que foi comprado e caso uma quantidade superior a 10% seja reprovada, o lote deve ser recusado. Em cada pavimento, deve ser construído um prisma para ensaio, utilizando os blocos e a argamassa usados na obra. É importante também, identificar os lotes e seus respectivos locais de aplicação, para que se possa rastrear a origem do material em caso de possíveis problemas.
  2. Assentamento: O assentamento só deve ser iniciado após a primeira fiada, verificando as especificações no projeto modulado da alvenaria. Antes de executar a primeira fiada, o local deve ser limpo e umedecido com uma brocha para melhorar a aderência da argamassa de assentamento. A argamassa deve ser preparada em misturadora e pode ser aplicada com uso de colher, bisnaga ou régua sendo que o tempo entre a mistura e a aplicação não deve exceder três horas.
  3. Instalações: As instalações hidráulicas e elétricas devem estar previstas no projeto modulado de alvenaria. As tubulações elétricas devem ser passadas pelos septos dos blocos na posição vertical, neste método construtivo não é permitido rasgos na alvenaria para o embutimento das tubulações, pois pode comprometer a integridade da estrutura. Não é permitida também, tubulações de água, esgoto ou gás nas paredes com função estrutural.
  4. Encontro de paredes: A união das paredes que se cruzam pode ser realizada diretamente quando mais de 50% dos blocos se interceptam alternadamente na parede, pode também ser feita a união indireta utilizando barras metálicas ou chapas metálicas a cada duas ou três fiadas. O encontro das paredes e o método de união já devem estar especificados no projeto modulado de alvenaria.

    Além destes, outros cuidados devem ser tomados durante a execução da obra como os referentes aos grautes e à aplicação de argamassa, devido a estes detalhes é imprescindível contar com uma equipe de boa capacidade técnica, munida de um projeto detalhado.

    Fontes: revistatéchne, forumdaconstrucao 

Anúncios

Um pensamento sobre “Alvenaria Estrutural: cuidados durante a execução

  1. Pingback: Alvenaria Estrutural: cuidados durante a execução | Construção Dicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s