COBRAMSEG

A Geotecnia é a área da Engenharia Civil que utiliza os conhecimentos da Engenharia no projeto e construção de obras que dependam do comportamento de solos e/ou rochas, abrangendo os conhecimentos da Geologia de Engenharia, Mecânica dos Solos e Mecânica das Rochas. Ela atua em projetos de escavação, túneis, compactação de aterros, tratamentos de fundações, instrumentação de obras, percolação de fluxos em solos e rochas, contenções, entre outros.

Construção de um túnel, um dos projetos em que o geotécnico atua. Fonte: Porto Nova

Construção de um túnel, um dos projetos em que o geotécnico atua. Fonte: Porto Nova

O COBRAMSEG (Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica) é o evento mais importante da comunidade geotécnica brasileira, no qual são apresentados e discutidos os avanços técnicos e desafios colocados aos engenheiros dessa área. Neste ano, o congresso, que está em sua décima sétima edição, abrangeu outros três grandes eventos: VII Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia, VI Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas e VI Simpósio Brasileiro de Jovens Geotécnicos. O tema deste ano, segundo o site do evento foi: “Infraestrutura de um Futuro Sustentável”, que coloca frente a frente a necessidade imperativa da expansão da infraestrutura do Brasil e de todo o mundo e a consciência de que este processo deverá envolver novas tecnologias para garantir um futuro sustentável às próximas gerações que habitarão este planeta.

cobramseg

O evento, que é bienal, ocorreu nos dias 9 a 13 de setembro na cidade de Goiânia. Participaram dele o contratante, o executor, o projetista, o consultor e toda a comunidade científica, responsáveis pelas principais obras de infraestrutura deste país, com uma audiência estimada de 1200 pessoas. A programação dos 5 dias contou com minicursos, workshops, palestras, mesas redondas, além de uma Feira Geotecnológica, que reuniu mais de 60 expositores da área, mostrando as mais avançadas técnicas e práticas geotécnicas. Os temas tratados foram:

  • Barragens (Terra, Enrocamento e CCR);
  • Ensaios em Laboratório e Modelagem Física;
  • Estabilidade de Taludes e Desastres Naturais;
  • Fundações – Previsões, Projetos, Execução, Monitoramento e Patologias;
  • Geossintéticos e Geomateriais;
  • Geotecnia Ambiental;
  • Investigações Geotécnicas “in-situ”;
  • Mineração – Exploração e Reaproveitamento de sub-produtos;
  • Obras de Infraestrutura (Pavimentos, Rodovias, Ferrovias e Túneis);
  • Riscos e Desempenho de Obras Geotécnicas;
  • Solos Tropicais, Solos Não Saturados e Solos Especiais.
  • Valorização de Resíduos.

O congresso, muito bem organizado e conduzido de forma primorosa, logo na abertura surpreendeu e encantou com uma palestra do Professor James K. Mitchell, professor das University of California, Berkeley e Virginia Polytechnic Institute and State University. Na palestra, cujo tema foi “Lessons from the Lives of Two Dams”, ele falou sobre sua experiência com duas barragens. Uma delas é um aterro hidráulico datado de 1920, com fundações em aluvião e algumas áreas suscetíveis à liquefação. A outra, uma barragem de aterro concluída em 1956, cujas fundações estão sobre um canal preenchido com rejeitos de uma mineração de ouro, depositados hidraulicamente. Além disso, as demais atividades tiveram excelente qualidade técnica e participação de outras figuras ilustres do meio geoécnico, como o Professor Bengt Fellenius.

A UFJF no COBRAMSEG

A UFJF no COBRAMSEG

Do PET Civil da UFJF participaram 3 alunos que fazem iniciação científica no Departamento de Transportes e Geotecnia, que, a convite de seus orientadores, tiveram essa oportunidade de conhecer, de forma mais profunda, uma das áreas de atuação do Engenheiro Civil. Por isso, gostaríamos de fazer um agradecimento especial aos Professores Márcio Marangon e Tatiana Rodriguez pelo apoio e a oportunidade ímpar que nos proporcionaram.

Para os interessados, o próximo COBRAMSEG será realizado em 2016, em Belo Horizonte (MInas Gerais).

Fonte: Wikipedia, COBRAMSEG 2014, Nugeo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s