6 dicas para você sair na frente depois da graduação

Depois de anos de esforço e estudos, em meio ao estresse da monografia e da festa de formatura, nós universitários seremos lançados sem dó para o mercado de trabalho. Mas como um recém-formado pode conseguir um bom emprego se as empresas exigem experiência? Mal temos tempo para fazer estágio na faculdade – ainda mais se o curso for integral – por causa da carga horária apertada e da falta de tempo. Todavia, o recém-formado pode obter destaque com um currículo diferenciado e postura de quem é interessado em sempre aprender mais.

1. Estágios e trainee

mercado-de-trabalhoSe você conseguiu estágio durante a graduação, destaque no currículo, isso mostra que você correu atrás para obter mais experiência. Além disso, os programas de trainee oferecidos pelas empresas são uma excelente oportunidade de mostrar que você é uma pessoa interessada em aprender mais e ajudar as pessoas… Ele servirá como uma vitrine pessoal, para mostrar à empresa a qualidade do seu trabalho.

2. Não se acomode

Ficar em casa esperando o emprego bater na sua porta não irá resolver seus problemas. Procure fazer um curso de especialização, ou até mesmo uma pós-graduação, pode apostar que seu currículo será mais valorizado. Tentar um intercâmbio também é uma ótima escolha, e o governo tem facilitado muito com os programas para intercâmbio: essa vivência internacional soma pontos em seu currículo, que chega a ser difícil de mensurar.

3. A graduação não é tudo

Não encare a graduação como um diferencial, isso já é passado há muito tempo. Quem busca atividades extras, publicar artigos, fazer um curso de línguas, escrever, e tudo que acrescente ao currículo irá sair na frente, tenha certeza disso.

formatura

4. Faça o seu network

O famoso networking consiste em manter uma rede de contatos: muitas contratações são feitas por indicações. Deixe que todos do seu convívio saibam que você está procurando um emprego, sua família, seus amigos, seus vizinhos, uma indicação pode vir de alguém que você nunca teria imaginado, e sua carreira pode começar muito bem de forma natural. Frequente reuniões e palestras relacionadas à sua área de trabalho e faça contatos com quem já se encontra no mercado, isso também pode ajudar.

5. Seja articulado

Essa é uma característica inerente ao profissional. Saber falar em público, escrever, organizar ideias, persuadir, é o que todo recrutador procuraoratoria independente da área de atuação. O diálogo com pessoas de ramos completamente diferentes e a busca por mais conhecimentos abrirá sua mente e ajudará a enxergar a realidade e os problemas profissionais de formas distintas, facilitando a busca por soluções.

 

6. Utilize a internet a seu favor

A internet oferece recursos valiosíssimos para o estudante e o recém-formado. Além de conseguir obter muito conhecimento diferenciado, é possível publicar em sites de emprego, fazer seu currículo online ou se conectar à uma rede social para mostrar seu perfil pessoal e suas habilidades. O LinkedIn, com mais de 100 milhões de usuários, é uma rede social profissional onde se encontram a maioria dos recrutadores, logo é essencial estabelecer sua presença por lá desde a graduação. Mas é preciso tomar cuidado, afirma a recrutadora Lidiane Fontana Ferreira, do Grupo Maríáh – Empregos e Serviços: “Tem empresas que investigam a vida do candidato nas redes, então é bom ser discreto e não expor tanto o pessoal. Há pessoas que escrevem a vida delas no facebook ou twitter, dizendo que a balada foi legal, que bebeu todas… Isso, para o entrevistador, não vai pegar bem”.

Fontes: Portal Trainee, Canal do Ensino, Trabalhando.com, Hagah.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s