Operação eficiente no sistema BRT

Os protestos no ano de 2013 no mês de julho, tiveram como ênfase o clamor por um transporte coletivo de qualidade. Essa foi uma das demandas sociais pela melhoria do transporte urbano, portanto com a intenção de atingir tal demanda, Brasília sediou nos dias 27 e 28 o Seminário Nacional NTU 2014, realizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). O grande objetivo é analisar iniciativas e propor soluções para elevar o transporte coletivo brasileiro a um novo patamar.

17jun2013Uma coisa é certa: a priorização pelo transporte coletivo é urgente. Sabendo disso, o seminário debateu temas como a criação de redes integradas de transporte, investimentos federais, faixas exclusivas e sistemas BRT (Bus Rapid Transit). O blog do PET Civil já comentou um pouco sobre o BRT aqui.

Um dos principais fatores para trazer qualidade e segurança para os BRT’s são as auditorias de segurança viária. Segundo Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da EMBARQ Brasil, “a transformação desta realidade implica em um processo contínuo de inspeções de segurança viária e aprimoramentos no sistema. […]Temos uma luta constante para reduzir o potencial de acidentes, e as intervenções de segurança viária são vitais para isso”. As auditorias possuem capacidade para reduzir 40% o número de acidentes.

Linha Verde BRT Curitiba, Est Marechal FlorianoPara funcionar de forma eficiente, o BRT precisa de alguns cuidados técnicos especiais, portanto alguns projetos foram desenvolvidos com esse propósito, como a Pesquisa de Satisfação, que visa criar um questionário adaptado de acordo com a característica de cada cidade, para descobrir as necessidades dos usuários, discutir soluções com as cidades e criar uma gestão de qualidade.

O Dia 1 de Operação é outro projeto: “Passam-se alguns anos entre o momento da tomada de decisão pela implantação do sistema BRT e a inauguração. O primeiro dia de operação é estratégico para que a imagem do sistema se mostre forte e confiável” diz Lindau. E ainda tem o Segurança Em Primeiro Lugar, que determina treinamento profissional e pessoal e de monitoramento aos motoristas, instigando a preocupação pela segurança viária, com o objetivo de se reduzir incidentes que envolvam os ônibus urbanos.

mobilidade

A EMBARQ Brasil, com parceria com a União Europeia, conseguiu atribuir Curitiba como cidade líder do Projeto Solutions, que engloba cidades que apresentam implantação e desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para a mobilidade urbana e transporte coletivo. O blog também já fez um post sobre esse assunto: acesse aqui.

Fontes: Embarq Brasil, Solutions.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s