Centenário da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora

Sua história

A  Escola de Engenharia, hoje Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora comemorou no dia 17 de agosto seus 100 anos de fundação. Ela foi fundada em 1914 pelo professor Clorindo Burnier Pessoa de Melo e mais quatros colegas professores de engenharia, Asdrubal Teixeira de Souza, Cristiano Degwuert, Odilon Pereira Andrade e Washington Marcondes Ferreira.

O idealizador da Faculdade de Engenharia, Dr. Clorindo, atribuiu no dia de sua fundação um lema  a escola: “Luminat, Sanat et Civitates inter se Jungit”, ou seja,“Iluminar, Sanear e Ligar Cidades entre si”.

Clorindo (2)

A Faculdade formava inicialmente Engenheiros de “Trabalhos Públicos” com formação de apenas 3 anos. Em 1918 o curso passou a ter 4 anos e formava Engenheiros Civis e Eletrotécnicos. Apenas em 1925 a formação civil e eletrotécnica passou a ter 5 anos de duração. Em 1933, Marília Dalva Fabiano Alves se tornou a primeira mulher a se formar na Escola de Engenharia de Juiz de Fora.

primeiras_instalcoes_escola_engenharia_reproducao

Primeiras instalações da Escola de Engenharia – UFJF

Em 23 de dezembro de 1960 a Escola de Engenharia, juntamente com as Faculdades  de Farmácia, Odontologia, Direito, Medicina e Ciências Econômicas formam a Universidade Federal de Juiz de Fora.

A Escola de Engenharia  teve alunos notáveis, como o atual prefeito de Juiz de Fora, Bruno de Freitas Siqueira e o ex-presidente do Brasil Itamar Franco que se formou em 1955 e foi homenageado dando nome ao prédio da faculdade de engenharia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Atualmente, a Faculdade de Engenharia oferece 11 cursos de graduação, conta com quase 700 vagas, 154 professores e mais de 4200 alunos. Além disso, oferece 3 cursos de mestrado, 2 de doutorado e 5 cursos de especialização “lato sensu” .

Homenagem aos 100 anos de sua fundação

100-anos-engenharia-ufjf-11

Para comemorar essa importante data, uma semana festiva foi organizada entre os dias 17 e 22 de agosto. No dia 17 ocorreu uma Missa de Ação de Graças e a obliteração do selo comemorativo dos 100 anos. No dia 18, um ciclo de palestras cujos ministrantes foram o Professor Dr. Cesar Queiroz e o Engenheiro Willian Alberto Aquino Pereira.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No dia 19 a programação estudantil contou com a participação dos PETs, GETs, Empresas Juniores  e demais organizações estudantis da engenharia.

Estande do PET Civil

Estande do PET Civil

A semana de comemorações se encerrou no dia 21, com a entrega da Comenda Engenheiro Clorindo Burnier Pessoa de Mello onde 25 pessoas foram homenageadas entre ex-alunos, e ex-funcionários da Faculdade.

Fontes: Secom , EngenhariaUFJF, CentenáriodaFaculdadedeEngenharia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s