Gigantesca estrutura para aproveitamento de energia das marés

estrutura-energia-mares-reino-unido-01

A Tidal Lagoon (Swansea Bay) plc é uma companhia que em parceria com algumas das maiores empresas mundiais de consultoria de engenharia e construção, está desenvolvendo um grande projeto  para realizar o aproveitamento da energia das marés na costa Sul do País de Gales. A obra de 650 milhões de libras que equivalem a aproximadamente 2,5 milhões de reais, envolve a execução de uma barreira de 9.5 quilômetros de comprimento que permitirá estabelecer uma lagoa de marés de 11.5 quilômetros de perímetro e gerar eletricidade suficiente para abastecer 100 mil habitações.

A infraestrutura da Baía de Swansea contará com uma das maiores amplitudes de marés do mundo (que varia entre 7 aos 9 metros e chega em situações excecionais aos 10.5 metros) terá uma capacidade de 320 MW, constituindo uma fonte natural de energia de enorme potencial, com um retorno estimado de 27 mil milhões de libras no período 2015-2027.

estrutura-energia-mares-reino-unido-02

Uma barreira de  2.8 metros de altura acima do limite máximo de maré será construída através injeção de material dragado em tubos de geotêxteis de elevada resistência, que serão empilhados para formar duas estruturas de suporte primárias que se desenvolvem longitudinalmente de forma paralela. O espaço intermediário entre as estruturas de suporte será  preenchido com solos e as paredes da barreira serão protegidas com camadas sucessivas de enrocamento.

A estrutura terá uma passarela de concreto armado que permitirá a circulação pedestres e ciclistas e facilitará as operações de manutenção da infraestrutura.

As instalações de turbinagem com 550 metros de comprimento, incluirão 26 turbinas, cada uma com 6 metros de diâmetro e 18 metros de comprimento e capazes de uma geração de 16 MW por hora.

estrutura-energia-mares-reino-unido-12

Este projeto é considerado de interesse nacional, a construção ainda está nos estágios iniciais e tem seu término planejado para 2015.

Fonte: EngenhariaCivil.com, Conversordemoedas

Anúncios

Um pensamento sobre “Gigantesca estrutura para aproveitamento de energia das marés

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s