Concreto flexível é capaz de se autoconsertar

concretos flexiveis.concretoflexivel

O concreto flexível é acondicionado em uma manta com fibras, que ao hidratar endurece, formando uma camada impermeável, além de ter um alto potencial duradouro e ser resistente ao fogo. Acredita-se que o novo concreto irá tornar as obras mais duráveis e seguras.

concreto-flexivel

Além disso, o concreto flexível é capaz de se autoconsertar apenas com a adição de água e dióxido de carbono: isso é possível porque ao dobrar o concreto apresenta inúmeras fissuras, mas de tamanho finíssimo, ao invés de quebrar em grandes pedaços. O concreto tradicional, que é rígido e quebradiço, suporta um estiramento máximo de 0,01% antes de se partir. Já o novo concreto, por ser reforçado com fibras, dobra-se sem se quebrar suportando um estiramento máximo de 5% (a recuperação total dá-se até os 3%).

concreto_flexivel

O autoconserto do concreto flexível é possível pois é utilizado um cimento extra-seco que, quando exposto por uma fissura, reage com a água e o CO² do ambiente para formar uma espécie de “cicatriz” de carbonato de cálcio, que é o mesmo material encontrado nas conchas de animais marinhos. Nos testes em laboratório, o processo de cura levou entre 1 e 5 ciclos de molhagem e secagem, cerca de 48 horas com 40-MPA.

concreto-cicatrizado

Fontes: Inovação Tecnológica, Concrete Canvas Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s