Prédio subterrâneo na Cidade do México

Prédios subterrâneos são uma boa alternativa para cidades superpopulosas como a Cidade do México, que possui uma área de 1.495 km² e pouquíssimos espaços ainda disponíveis para construção. Sobre esta ótica, a empresa de arquitetura BNKR Arquitetura desenvolveu um projeto que pretende controlar o tamanho de uma das maiores cidades do mundo.

O projeto consiste em uma pirâmide invertida de 65 pisos subterrâneos que abrigariam lojas e escritórios, sob a principal praça do país, a Zócalo, na capital mexicana.  A obra, toda em concreto para suportar a pressão do solo, ainda contaria com um vazio no centro da pirâmide para proporcionar à construção luz natural e circulação de ar.

A obra, tem um custo estimado em U$ 769 milhões, aproximadamente R$ 1,75 bilhões e ainda está em fase de projeto.

O edifício está projetado para atender diversas demandas da região, densamente ocupada, como comércio, residências, espaços culturais e escritórios. Os primeiros dez andares são dedicados a um museu pré-colombianos onde serão exibidos artefatos de origem maia e asteca. Nos dez andares seguintes, estão projetados espaços para lojas e apartamentos residenciais e do vigésimo ao trigésimo andar estariam os escritórios.

Apesar do projeto inovador, a possibilidade da construção não foi bem aceita, pois a praça está localizada no coração da antiga Tenochtitlán, capital do povo asteca, que foi construída dentro de um lago.  Além disso, existem vestígios da cultura pré-hispânica sobre a praça Zócalo que poderiam ser perdidos durante as escavações. À margem da praça, se encontram alguns dos edifícios mais antigos do México e a região em questão também é vulnerável a tremores.

A empresa responsável pelo projeto, contudo, afirma que a construção não afetaria a região e o método construtivo a ser implantado contempla possíveis movimentos de terra.

Fontes: InovaçãoTecnologica, BNKR Arquitectura, ProjetoBlog

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s