Museu de Arte Contemporânea de Niterói

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer (leia mais sobre ele neste post) está localizado na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. Inaugurado em 1996, ele impressiona pelo formato de cálice: o edifício está todo apoiado numa base cilíndrica com 9 metros de diâmetro, que, por sua vez, está apoiado em uma única sapata de 16 metros de diâmetro e 5 metros de altura. Com o intuito de permitir o transporte de obras de arte armazenadas no subsolo, essa base cilíndrica é oca e dentro dela há um elevador. Além de encantar pela arquitetura, a paisagem ao redor embevece os visitantes: ele está cercado por 817m² de espelho d’água e tem uma vista privilegiada da “Cidade Maravilhosa”.

O MAC. Fonte: Blog RKL arquitetura

O MAC. Fonte: Blog RKL arquitetura

O cálculo estrutral foi feito pelo renomado engenheiro Bruno Contarini, que inovou ao fazer a armação do museu em forma de estrela de Davi, algo único no mundo. Segundo ele, a estabilidade do conjunto vem do fato de que não se está acrescentando carga suplementar ao solo, uma vez que a carga total da construção, mesmo considerando o uso do Museu e o efeito dos ventos, é inferior ao peso da terra que foi retirada para a obra: 5.500 toneladas de material em escavações. Sua estrutura foi projetada para suportar uma carga de 400 kg/m² e ventos com velocidade de até 200 km/h. Para dar origem ao edifício de quatro pavimentos feito com formas arredondadas e suaves, foram necessários 32 mil m³ de concreto, quantidade suficiente para levantar um prédio de 10 pavimentos. A cobertura circular, com 50 metros de diâmetro e área de quase dois mil metros quadrados, recebeu tratamento térmico e impermeabilizante, o mesmo utilizado para proteção dos foguetes da NASA.

Para conduzir o visitante ao museu, há uma grande rampa revestida de piso vermelho, que foi estruturada em grelhas de concreto protendido com caixões perdidos. No primeiro pavimento estão a recepção e a administração. No segundo, está o salão central de exposições, que é também mirante, com 462m² completamente livre de pilares. Segundo informações de Contarini, “para sustentá-lo, foi necessária a execução de quadros, com grandes vigas protendidas e radiais, sob o teto do Museu. Apóiam-se tais vigas em seis pilares com 50cm de diâmetro. Os quadros de vigas e pilares formam assim uma espécie de mesa, apoiada por sua vez sobre a estrutura do primeiro pavimento. As vigas em que está pendurado o mezanino foram construídas em concreto protendido e avançam em balanços de 11m sob o forro do mezanino, integrando-se hoje à articulação plástica daquele espaço museológico. O peso dessa superestrutura, transmitido pelos pilares ou prismas da mencionada mesa ao primeiro pavimento, é sustentado por um conjunto de vigas radiais realizado em concreto protendido; do apoio rígido sobre o pilar central, essas vigas se projetam em balanços de aproximadamente 10m até a periferia circular do bojo externo do Museu”.

Envolto por uma varanda com janelas enormes e inclinadas em 40° em relação a horizontal, o salão central permite uma visão panorâmica da Baía de Guanabara. Os vidros triplos, com 18mm de espessura, foram fabricados especialmente para o projeto. Cada uma das setenta lâminas mede 4,80m de altura por 1,85m de largura. No subsolo está um auditório para 60 pessoas e o restaurante.

O espaço expositivo do museu funciona de terça a domingo, de 10 às 18h. Já o pátio está aberto à visitação de segunda a domingo, de 9 às 18h. O preço das entrada é R$10,00 a inteira e R$5,00 a meia. Para mais informações, acesse o site do MAC.

Confira abaixo uma galeria com as plantas do museu e os rascunhos de Niemeyer:

Fonte: Blog RKL Arquitetura, MAC, Revista MeMo

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s