Aeroporto Internacional de Hong Kong

Na década de 80, Hong Kong (China) já tinha superado a capacidade do seu pequeno aeroporto. Jatos comerciais colocavam em risco a vida de seus habitantes, a ineficiência ameaçava sufocar a artéria vital da cidade: o comércio. A cidade precisava urgentemente de um aeroporto internacional, mas não havia terreno para isto, visto que havia construções civis por toda parte. A solução deste problema deu origem a um dos mais complicados projetos de Engenharia Civil da história. Os construtores estimavam que o projeto levaria décadas para ficar pronto, mas eles tinham apenas sete anos para concebê-lo.

A populosa e povoadíssima cidade de Hong Kong. Fonte:  Telegraph

A populosa e povoadíssima cidade de Hong Kong. Fonte: Telegraph

Foi nesse contexto que surgiu a ideia da construção de um aeroporto no mar. Haveria então a exigência de uma nova ilha no mar do sul da China. Nela seria construída uma maciça infraestrutura de apoio capaz de receber os maiores jatos do mundo e o maior terminal de passageiros da Terra. Porém, esse aeroporto era apenas uma parte do projeto, pois eram necessários 35 km de estradas e túneis e um novo sistema ferroviário de alta velocidade, além da construção da mais longa ponte dupla suspensa do mundo, sobre os quais falaremos em posts futuros.

Aeroporto Internacional de Hong Kong. Fonte: Espaço Turismo

Aeroporto Internacional de Hong Kong. Fonte: Espaço Turismo

A construção dessa ilha artificial foi feita aproveitando os territórios já existentes de duas ilhas, Chek Lap Kok e Lam Chau, situadas a cerca de 26 km de Hong Kong. Elas perfazem cerca de 25% da área total do aeroporto. O problema era que nenhuma delas era plana e nem grande o suficiente. Montanhas foram destruídas e os entulhos (que somavam 200 milhões de toneladas) foram utilizados para unir as duas ilhas.

Vista aérea do aeroporto. Fonte: Blog Gigantes do Mundo

Vista aérea do aeroporto. Fonte: Blog Gigantes do Mundo

Após seis anos, as obras foram inauguradas a 26 de Julho de 1998. O Aeroporto Internacional de Hong Kong tem o maior terminal de passageiros do mundo e possui duas pistas principais paralelas, ambas com 3800 metros de extensão. O prédio, em forma de Y, ocupa uma área de 516.000m², distribuídos em oito pavimentos (três abaixo e cinco acima do solo) e 30.000m² destinados a lojas e bancos. Incluindo 38 pontes de acesso aos aviões, 27 pontos para estacionamento de aeronaves e um hall de bagagens do tamanho do Yankee Staduim (Nova York), por onde passam até 5.500 passageiros por hora. Ele entrou no Guinness Book como o mais caro projeto do gênero de todos os tempos, custando 20 bilhões de dólares.

Vista do Aeroporto. Fonte: Wikipedia

Vista do Aeroporto. Fonte: Wikipedia

Fonte: Megaconstruções

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s