Gigantes da engenharia: The Skyscraper Center

Arranha céus 2

Cada vez mais arranha-céus são erguidos em todo mundo e cada vez com mais rapidez! Assim, fica até difícil acompanhar e atualizar o ranking dos maiores. Além disso, são vários os critérios levados em conta (pois é, determinar a altura destes gigantes não é tão simples assim). O “The Skyscraper Center” (clique aqui para ver a página oficial), é o maior e mais atualizado banco de dados sobre os arranha-céus ao redor do mundo. Lá, é possível conferir as características de cada um e também diversos rankings que dividem os prédios em etapas de construção e incluem até mesmo aqueles que nem saíram do papel!

O banco de dados foi criado pelo CTBUH (Council on Tall Buildings and Urban Habitat), em português, Conselho de Edifícios Altos e Ambiente Urbano. O Conselho, criado em 1969, tem uma uma enorme representação e é mundialmente reconhecido.

Skyscraper

Como são medidas as alturas do arranha-céus?

A resposta óbvia seria: “É só medir a distância da sua base até o seu ponto mais alto”, certo? Mas não é tão simples assim, isso porque vários desses edifícios possuem torres, antenas, hastes, que são partes da construção, mas não necessariamente acessíveis.  Por isso, o  CTBUH  reconhece três categorias de classificação, segundo as quais as posições dos edifícios podem variar.

1. Altura ao topo arquitetônico:

Height-to-Architectural-Top_LG (1)

A altura é medida a partir do mais baixo, significativo, ao ar livre, entrada de pedestre até o topo arquitetônico do prédio, incluindo ápices, mas não incluindo antenas, sinalizações, hastes de bandeiras ou quaisquer outro equipamento técnico. Essa padronização de medida é a mais amplamente utilizada de é a empregada oficialmente pelo CTBUH para definir o ranking de “World’s Tallest Buildings“.

2. Altura até o andar ocupado mais alto:

Height-to-Occupied-Floor_LG

A altura é medida a partir do mais baixo, significativo, ao ar livre, entrada de pedestre até o nível mais alto do último andar dentro do edifício.

3. Altura até o topo:

Height-to-Tip_LG

A altura é medida a partir do mais baixo, significativo, ao ar livre, entrada de pedestre até o maior ponto do prédio, independente do material ou função do elemento mais alto (ex. incluindo antenas, hastes de bandeiras, sinalizações e quaisquer outros equipamentos técnicos).

 

Em breve novos arranha-céus

Se todas as metas forem cumpridas, até o final do ano de 2014 a lista que conhecemos já estará modificada. A inauguração do One World Trade Center já foi adiada várias vezes, mas não deve passar do fim do ano até o fim do ano. Sua localização é Nova York, exatamente a mesma das antigas torres gêmeas que desabaram no atentado terrorista de 2001. O prédio terá 541 metros e 104 andares.
Também com previsão de inauguração em breve, para o ano de 2015, está o Shanghai Tower, em construção na China desde 2009. Ele terá 632 metros e deverá ocupar o segundo lugar no ranking!

À esquerda o One World Trade Center. À direita o Shanghai Tower

À esquerda o One World Trade Center. À direita o Shanghai Tower

Apesar da concorrência, por enquanto, o Burj Khalifa, deve permanecer no topo da lista. Ele teve seu lugar no topo dos rankings de construções mais altas ameaçado por um tempo, quando a China começou a construir o que seria o Sky City, de 838 metros de altura – dez a mais que o concorrente de Dubai. Mas riscos nas obras e problemas burocráticos fizeram com que os chineses suspendessem a construção. Agora a ameaça pode ser o Kingdom Tower, previsto para alcançar nada menos de 1 km de altura! O projeto foi idealizado em 2011, mas também sofreu contratempos. Apesar das dificuldades, empresas já estudam formas de driblar os obstáculos e erguer o arranha-céu até 2019. Vamos esperar para conferir!

 

pic (1)

Kingdom Tower (projeto)

_

Ao longo das últimas semanas o blog do PET Civil trouxe os detalhes das construções dos maiores prédios do mundo já concluídos. Você pode conferir nos links abaixo um pouco mais sobre cada um deles.

  1. Burj Khalifa, Dubai
  2. Makkah Royal Clock Tower Hotel, Arábia Saudita
  3. Taipei 101, Taiwan
  4. Shanghai World Financial Center, Xangai
  5. International Commerce Centre, Hong Kong
  6. Petronas Tower 1 e 2, Malásia

Height-to-Architectural-Top_LG

 

 Fontes: The Skyscraper Center, CTBUHExame, Techmundo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s