Copa do Mundo FIFA 2014 -Estádio Mário Filho (Maracanã) e Estádio Joaquim Américo (Arena da Baixada)

petcivil_na_copa

Dando continuidade a série “PET Civil na Copa”, hoje o post retratará  sobre  as obras no Estádio Mário Filho ( Maracanã) e na Arena da Baixada, que estão localizados respectivamente no Rio de Janeiro e em Curitiba.

Estádio Mário Filho (Maracanã)

?????????????????????

O Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, e  popularmente chamado de Maraca, é um estádio de futebol que está localizado no Rio de Janeiro e  foi inaugurado em 1950, tendo sido utilizado na Copa do Mundo de Futebol daquele ano.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Maracanã foi reformado para se adequar à recomendação do Caderno de Encargos da FIFA (Federação Internacional de Futebol) com vistas à realização da Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo de 2014. Segundo o Governo do Estado do Rio de Janeiro, executor das obras, o estádio recebeu modificações em seus acessos, aumento no número de sanitários e de lanchonetes.

maracanacobertura30904rt

O Maraca ganhou uma nova cobertura em membrana de teflon e fibra de vidro com tecnologia autolimpante, mas a fachada – tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – foi mantida. Para atender às exigências da Fifa de criar pelo menos 14 mil vagas de estacionamento, o projeto utilizou locais em um raio de 1,5 quilômetro em volta do estádio. São mil vagas no próprio Maracanã, e as demais na Quinta da Boa Vista, UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Colégio Militar e áreas do Exército.

Números:

  • Capacidade para 78,8 mil pessoas
  • Acesso por meio de 17 elevadores, sendo oito panorâmicos, 12 escadas rolantes e seis rampas
  • Interior com 110 camarotes, 292 banheiros e 60 bares e lanchonetes
  • Quatro telões em alta definição e sistema de som composto por 78 autofalantes.

Custo: R$ 808,4 milhões

Contrato: público

Construtoras: Andrade Gutierrez e Odebrecht

 

Estádio Joaquim Américo (Arena da Baixada)

fotos-da-arena-da-baixada-veja-aqui-5

 As obras de reforma e ampliação da Arena da Baixada para sediar os jogos da Copa do Mundo 2014 tiveram início em outubro de 2011 , representando uma nova fase para o Estado do Paraná, para a cidade de Curitiba e para o Clube Atlético Paranaense. A Arena contribuirá para deixar um legado de grande relevância para toda a população paranaense.

A área construída total da Arena é de 122.479 m². A ampliação tem uma área total de 64.502 m², sendo 41.307 m² correspondentes a ampliação do estádio, 19.234 m² ao novo estacionamento, e 3.961 m² ao centro de imprensa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para os jogos de futebol, a Arena contará com uma capacidade total de 41.482 cadeiras no modo FIFA (Copa 2014) e 42.372 cadeiras no modo Legado. No modo FIFA, como será utilizada na Copa do Mundo 2014, a Arena acolherá 37.696 espectadores de público geral, 2.589 de público VIP, e 1.197 de imprensa. O estacionamento do estádio contará com uma capacidade de mais 928 vagas.

Atletico PR v Corinthians - Friendly Match and Test Event in preparation for FIFA Brazil World Cup

A Arena da Baixada tem todas as instalações de uma verdadeira arena multi-eventos. Cobertura total, infraestrutura de última geração como um edifício inteligente, espaços de imprensa, vip e amplos vestiários para atender aos protagonistas do espetáculo. Poderão ser realizados eventos esportivos de qualquer modalidade, eventos culturais, religiosos, sociais, shows, entre outros. A ARENA poderá receber, dependendo do evento, entre 40 a 60 mil pessoas.

Custo: R$ 234 milhões

Contrato: privado

Construtora: Cap/SA

Veja outros posts da série ” PET Civil na Copa” : Mineirão e Arena Pantanal, Arena Fonte Nova e Arena da Amazônia , Obras em São Paulo e Natal e Obras de estádios e infraestrutura urbana.

Fontes: Portal2014ArenadaBaixada,  Portal2014Maracanã, PortalTransparência Copa2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s