Empresa alemã cria carro inspirado em tartaruga com impressora 3D

EDAG-Genesis

Na semana passada, o blog do PET Civil mostrou que uma empresa chinesa usou a tecnologia da impressora 3D para construir dez casas em apenas um dia. Se quiser saber de mais detalhes, acesse aqui.

Seguindo a onda da utilização da impressora, a empresa alemã de engenharia EDAG criou um carro, com visual arrojado e futurista, com uma impressora 3D: o EDAG Genesis. O que a empresa quer provar é que é possível construir o esqueleto completo de um carro exclusivamente com uma impressora 3D, ou seja, ao invés de criar um carro a partir da montagem de várias peças, fazê-lo a partir de um corpo maciço em uma única peça.

A façanha é possível a partir do uso de um importante material, largamente utilizado na engenharia: a fibra de carbono. Tal material garante à estrutura do carro resistência e leveza; além disso, sua estrutura foi modelada com a forma de um casco de tartaruga.

Genesis

A empresa explica que os padrões biônicos do casco da tartaruga possuem a função de proteger e amortecer os impactos que seriam causados a sua estrutura óssea. Portanto, o design do automóvel foi feito como uma concha resistente para garantir segurança aos seus usuários.

Além de produzir o carro através de uma peça unitária, tal processo assegura ao mesmo tempo, a espessura ideal da parede do veículo e as propriedades do material utilizado. A EDAG ainda afirma que o projeto pode ser a próxima revolução na indústria automobilística, pois “pode ser visto como um símbolo das novas liberdades que se abrirão para os processos de fabricação”.

 

Vídeo de lançamento do EDAG Genesis: http://terratv.terra.com.br/trs/video/7350057

 

Fontes: Exame, Terra, InfoMoney.

Anúncios

Um pensamento sobre “Empresa alemã cria carro inspirado em tartaruga com impressora 3D

  1. Pingback: O Carro Impresso | PET Engenharia Civil - UFJF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s