Ferrovia nas alturas

A ferrovia que liga a província chinesa de Qinghai, a Lhasa no Tibet é a primeira ferrovia a atingir essa altíssima região, tem quase 2000km de trilhos e atinge 5072 metros acima do nível do mar, sendo considerada a mais elevada, mais longa e com mais trechos construídos sobre áreas geladas.

A ferrovia foi construída para ligar Lhasa aos centros políticos e econômicos da China e é percorrida por um comboio de alta velocidade. A construção foi desenvolvida em duas partes sendo a primeira constituída por 814 km de trilhos ligando a cidade de Xining à Geermu, ambas pertencentes à província de Qinghai e inaugurada em 1984. A segunda fase de 1142 km, liga Geermu à Lhasa, foi iniciada em 2001 e inaugurada em 2006.

Para a construção da ferrovia, foram necessários a escavação de 7 túneis, a construção 675 pontes e 44 estações em condições climáticas e topográficas extremas, a ponto de exigir que as cabines do comboio sejam pressurizadas e oxigenadas.

A parte mais complicada da obra foi durante a segunda fase, pois a área tem uma topografia mais complexa e apresenta um solo do tipo permafrost (solo rochoso permanentemente congelado) com trechos pantanosos devido ao degelo da superfície durante o verão. Para esta etapa, a obra chegou a contar com 20 mil trabalhadores, 2 mil paramédicos e seu custo ficou por volta de US$ 3,68 bilhões.

 A ferrovia mais alta do mundo também tem a estação mais elevada, localizada nas montanhas Tanggula com altitude de 5068 metros acima do nível do mar. Além dessas peculiaridades a respeito da construção, a ferrovia ainda conta com uma das paisagens mais belas e singulares do planeta.

 Fontes: blog gigantesdomundo, china-consulate, revista pleased (ed. março/2014)

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Ferrovia nas alturas

  1. Pingback: 10 grandes obras da engenharia moderna | PET Engenharia Civil - UFJF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s