As 10 melhores universidades do mundo

quarta universitaria

Confira algumas informações sobre as instituições de ensino mais procuradas e de maior qualidade do mundo! Esta pesquisa foi financiada pela revista Time, e apesar dos rankings estarem atualizados, é referente ao ano passado.

10 – Universidade Yale

campus-universidade-yale

É mundialmente conhecida por ter abrigado diversos presidentes dos Estados Unidos, como por exemplo, George W. Bush e Bill Clinton.

Fundação: 1701

Localização: New Haven, Connecticut – Estados Unidos

Tipo de instituição: Privada

Tamanho: 339 hectares aproximadamente e abriga quase 12 mil alunos

Cursos: Possui aproximadamente 2 mil cursos de graduação e pós-graduação

Rankings: 3º lugar no Best Colleges – National Universities do U.S. News & World Report, 8º lugar no QS World University Ranking, 8º lugar no Times Higher Education, 11º lugar no Academic Ranking of World Universities e 10º lugar no Global MBA Ranking, do jornal Financial Times.

9 – Universidade de Tóquio

Universidade-Toquio

Essa universidade é considerada a mais renomada do Japão: entre as figuras notáveis que frequentaram a instituição estão 7 vencedores do prêmio Nobel e 15 primeiros-ministros japoneses.

Fundação: 1877

Localização: Tóquio – Japão

Tipo de instituição: Pública

Tamanho: Possui cinco campus em Tóquio e abriga cerca de 29 mil alunos

Cursos: Possui 10 faculdades, 11 institutos de pesquisa e 15 cursos de pós-graduação

Rankings: 11º no Times Higher Education, 32º no QS World University e 21º no Academic Ranking of World Universities.

8 – Universidade da Califórnia, Los Angeles

ucla

Seu grande foco é na produção cultural, esta ramificação da Universidade da Califórnia é a segunda mais antiga da região. A famosa UCLA é ponto de encontro de vencedores do Oscar: o ator James Franco e o compositor John Williams estudaram lá.

Fundação: 1919

Localização: Los Angeles, Califórnia – Estados Unidos

Tipo de instituição: Pública

Tamanho: Possui 1,7 km² e quase 41 mil estudantes de graduação e pós-graduação

Cursos: Possui mais de 5 mil cursos

Rankings: 12° no Academic Ranking of World Universities, 10° no Times Higher Education World University Rankings e 12° no QS World University Rankings.

7 – Universidade de Princeton

Princeton-University

Foi onde Albert Einstein já deu aulas. Teve alunos como a primeira-dama americana, Michelle Obama, o fundador da Amazon e Jeff Bezos.

Fundação: 1746

Localização: Princeton, Nova Jèrsei – Estados Unidos

Tipo de instituição: Privada

Tamanho: Possui 2,4 km² e aproximadamente 7,8 mil estudantes de graduação e pós-graduação

Cursos: Uma vez inscrito, o aluno pode exercer tanto o Bachelor of Arts (AB) ou Bachelor of Science Engineering. Durantes dois anos os alunos são incentivados a se matricular em disciplinas variadas para depois escolher o curso.

Rankings: 7° lugar no Academic Ranking of World Universities, 7° lugar no Times Higher Education World University Rankings e 10° lugar no QS World University Rankings.

6 – Universidade de Stanford

Stanford

Vários nomes importantes passaram pela universidade, como os fundadores do Google e da Nike, além de 54 prêmios Nobel, cerca de 30 bilionários e 17 astronautas. Estima-se que a renda gerada pelos estudantes da instituição é de cerca de 2,7 trilhões de dólares por ano.

Fundação: 1891

Localização: Stanford, Califórnia – Estados Unidos

Tipo de instituição: Privada

Tamanho: Cerca de 16 mil alunos de graduação e pós-graduação

Cursos: Além das sete faculdades, quatro das quais oferecem apenas cursos de pós-graduação, possui dezenas de cursos livres.

Rankings: 2° lugar no Academic Ranking of World Universities, 3° lugar no Times Higher Education World University Rankings, 7° lugar no QS World University Rankings e 2° lugar no Global MBA Ranking, do jornal Financial Times.

5 – Universidade da Califórnia, Berkeley

UCBerkeleyCampus

É o campus mais prestigiado e antigo da Universidade da Califórnia. É onde foi descoberto o vírus da gripe e a primeira lei americana de divórcio foi escrita

Fundação: 1869

Localização: Berkeley, Califórnia – Estados Unidos

Tipo de instituição: Pública

Tamanho: Possui 2,7 hectares e mais de 36 mil alunos de graduação e pós-graduação

Cursos: Oferece mais de 7 mil cursos em 350 programas de formação

Rankings: 3° lugar no Academic Ranking of World Universities, 6° lugar no Times Higher Education World University Rankings e 25° lugar no QS World University Rankings.

4 – Universidade de Oxford

Oxford

Essa universidade é a mais antiga do mundo de língua inglesa: abrigou Stephen Hawking, J. R. R. Tolkien, 26 primeiros-ministros britânicos, 30 líderes mundiais e 26 vencedores do Prêmio Nobel.

Fundação: Estabelecida em 1096

Localização: Oxford – Inglaterra

Tipo de instituição: Pública

Tamanho: 39 colleges e aproximadamente 22 mil alunos de graduação e pós-graduação

Cursos: Oferece cerca de 600 cursos livres, dezenas de opções de cursos de graduação e centenas de opções em pós-graduação

Rankings: 10° lugar no Academic Ranking of World Universities, 5° lugar no Times Higher Education World University Rankings e 6° lugar no QS World University Rankings.

3 – Universidade de Cambridge

UniversidadeCambridge

É a instituição que mais acumula vencedores do prêmio Nobel: 65. Entre os célebres estudantes que frequentaram Cambridge, estão Charles Darwin, Isaac Newton, Francis Bacon, Virginia Woolf e membros do grupo de comediantes Monty Python.

Fundação: 1209

Localização: Cambridge, Cambridgeshire – Inglaterra

Tipo de instituição: Pública

Tamanho: Possui 32 colleges e pouco mais de 18 mil alunos de graduação e pós-graduação

Cursos: Possui cursos em 6 áreas tradicionais, além de cursos livres e de educação executiva

Rankings: 5° lugar no Academic Ranking of World Universities, 4° lugar no Times Higher Education World University Rankings e 3° lugar no QS World University Rankings.

2 – Instituto de Tecnologia de Massachusetts

UniversidadeMIT

O MIT é um dos principais centros de estudo e pesquisa em ciências, engenharia e tecnologia do mundo, além de ser famoso por ser um abrigo de grandes gênios da ciência e da engenharia.

Fundação: 1861

Localização: Cambridge, Massachusetts – Estados Unidos

Tipo de instituição: Privada

Tamanho: 168 acres e 11 mil alunos de graduação e pós-graduação

Cursos: Graduação e pós-graduação em Arquitetura; Engenharia; Ciências humanas, sociais e artes; Administração e Ciências

Rankings: 4° lugar no Academic Ranking of World Universities, 2° lugar no Times Higher Education World University Rankings, 1° lugar no QS World University Rankings e 8º lugar no Global MBA Ranking, do jornal Financial Times.

1 – Universidade de Harvard

Harvard

Sinônimo mundial de qualidade no ensino superior, é a universidade mais antiga dos Estados Unidos e está constantemente no primeiro lugar da lista. Ela conta com a maior biblioteca dos EUA – que é uma das maiores do mundo também -, e foi a instituição de ensino de pessoas bastante influentes como Barack Obama, Franklin Roosevelt, John Kennedy, Mark Zuckerberg e muitos outros.

Fundação: 1636

Localização: Cambridge, Massachusetts – Estados Unidos

Tipo de instituição: Privada

Tamanho: Possui mais de 21 mil alunos de graduação e pós-graduação

Cursos: Graduação, educação continuada e pós-graduação em Administração; Odontologia; Design; Teologia; Educação; Engenharia; Artes; Políticas Públicas; Direito; Medicina; Saúde Pública e Estudos Avançados

Rankings: 1° lugar no Academic Ranking of World Universities, 1° lugar no Times Higher Education World University Rankings, 2° lugar no QS World University Rankings e 1° lugar no Global MBA Ranking, do jornal Financial Times.

Harvard_square_harvard_yard

Agora que você já conhece algumas das melhores universidades do mundo, não ficou com vontade de estudar fora do seu país? Talvez tentar um intercâmbio seja uma excelente ideia. Aqui no Blog você pode obter informações de algumas universidades que participam de programas de intercâmbio com o Brasil, só ficar por dentro do PET Civil sem Fronteiras!

Fontes: Guia do Estudante, Estudar Fora, Wikipédia, The World Reputation Rankings, QS Top Universities, Academic Ranking of World Universities, Businesseducation.

Anúncios

Um pensamento sobre “As 10 melhores universidades do mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s