Visita técnica – Ponte Luiz Ernesto

A Ponte Luiz Ernesto Bernardino Alves Filho fica localizada próxima ao Clube Tupynambás, no bairro Santa Tereza em Juiz de Fora.  A construção faz parte de um conjunto de obras viárias anunciadas pela prefeitura no ano de 2012, orçadas em 82 milhões de reais  que contemplam a construção de 4 pontes, 3 viadutos e 2 mergulhões.

A principal finalidade da ponte Luiz Ernesto é a implantação de um binário na Avenida Brasil, facilitando o acesso entre as regiões sul e sudeste da cidade e consequentemente desafogando o trânsito na Avenida Rio Branco.

A  obra é baseada em um misto de estrutura metálica, concreto armado pré-moldado e concreto armado moldado in loco.  Após a construção das fundações da ponte, onde foram necessárias 16 estacas profundas em uma base, 12 em outra e utilização de argamassa água-cimento com fck de 20 MPa, foi lançada a estrutura metálica.

Sobre a estrutura metálica, são utilizadas vigas pré-moldadas de concreto densamente armado, que sustentarão uma laje de concreto armado de aproximadamente 17cm de altura, o asfalto da via, o guarda-roda e o guarda-corpo, ambos de concreto armado.

A visita realizada no ultimo dia 14/05 antecedeu a concretagem da laje da ponte, onde foram utilizados 140m³ de concreto com fck de 30 MPa. Para unir a estrutura metálica ao concreto, foram utilizados 138 pinos fixados em cada uma das 12 barras metálicas que unem um arco ao outro na parte inferior da estrutura, assim após a cura do concreto a laje e os demais componentes da estrutura ficarão perfeitamente unidos.

 A obra da Ponte Luiz Ernesto terá um custo de 5 milhões de reais, já está na fase de finalização e deve ser entregue no próximo dia 29/05. Os padrões de iluminação da ponte serão semelhantes ao da Ponte Wilson Jabour (ponte dos três poderes), com 12 postes equipados com luminárias do tipo chapéu chinês, lâmpadas de vapor metálico de 250 watts e sistema de ignição acoplado.

A empresa responsável pela obra é a construtora Egesa. O PET Civil agradece aos responsáveis pela obra que nos receberam e guiaram a visita.

Fontes: Prefeitura de Juiz de Fora, Tribuna de Minas, Panoramio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s