Retrospectiva – SudestePET 2014

XIV SudestePET 2014

O XIV Encontro dos Grupos PET da Região Sudeste foi realizado no período de 18 a 20 de abril de 2014 na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no município de Seropédica-RJ. Teve como tema central discutido “A educação tutorial no ensino superior brasileiro: Desafios, perspectivas e impactos na formação acadêmica.” Foi prevista a chegada de 800 participantes de mais de duzentos grupos PET distribuídos pelos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

O PET Civil – UFJF não ficou de fora dessa, e vamos contar resumidamente o que aconteceu e como tal evento funciona.

Sobre o evento

Logo

Os encontros regionais dos grupos PET visam o intercâmbio e a troca de experiências entre os diferentes grupos de educação tutorial, com a finalidade de discutir metas, os rumos do programa, os problemas e as soluções comuns, além de principalmente promover a interação e a divulgação das experiências construídas pela atuação de cada grupo PET.

A programação do evento foi organizada da seguinte forma: no primeiro dia foi realizado o credenciamento no evento, a Abertura Oficial, discussão dos Grupos Temáticos (GTs) e uma atividade cultural; no segundo dia teve o Encontro dos petianos e o Encontro de tutores, a apresentação de pôster e oficinas; já no último dia aconteceu a Assembleia Geral e a Festa de Encerramento.

Abertura Oficial

Na Abertura professores anfitriões dão boas vindas aos participantes. Os Mestres de Cerimônias foram: Laiza Dagnaisser (UFRRJ), Paula Cunha (UERJ) e Sidney Gama (IFRJ).

O presidente do CENAPET (Comissão Executiva Nacional do PET) professor Álvaro Leonardi Ayala Filho, discutiu assuntos relacionados ao PET e disse alguns dos maiores desafios enfrentados pelos grupos, como a elaboração de um novo Manual de Orientações Básicas, difusão e aprimoramento da Educação Tutorial, compilação de práticas educacionais e maior diversidade política.

A Mesa de Abertura teve como tema Desafios da Educação Tutorial no atual contexto da Universidade Brasileira, e foi composta pelos professores doutores Cláudio Orlando (UFRB), Luciano Alonso (PET Veterinária – UFRRJ) e Otto Correa Rotunno Filho (PET Engenharia Civil – UFRJ). Assuntos como política e legislação, mobilização social, integração das Universidades, paradigmas do ensino, desigualdades, formação de cidadãos, dentre outros foram discutidos e relacionados com os objetivos e propósitos do PET.

Grupos Temáticos (GTs)

GT

Os GTs são grupos de discussão sobre questões relacionadas aos grupos PET e seu funcionamento. Os GTs foram organizados da seguinte forma:

GT 1 – PET na graduação e na Educação Básica
Refletir os impactos dos grupos na graduação, possíveis intervenções no currículo e no projeto pedagógico do curso, em especial nos cursos de licenciatura.

GT 2 – Educação tutorial e a pluralidade dos grupos PET
Problematizar o conceito de educação tutorial frente a multiculturalismo, diversidade e plurietnicidade dos grupos PET.

GT 3 – Mudanças de paradigmas no Ensino Superior e inovações dos grupos PET
Refletir as inovações e mudanças do Ensino Superior e os impactos nos grupos PET, tendo em vista os demais programas governamentais.

GT 4 – CLAA: Avaliação, eficiência e eficácia
Analisar a composição e funcionamento das comissões locais de avaliação e acompanhamento.

GT 5 – Organização política e a visibilidade da educação tutorial na comunidade acadêmica e na sociedade como um todo
Discutir como as demandas populares e do PET são respondidas institucionalmente e de que maneira a formação política do PET vai para além dos muros da universidade.

GT 6 – O PET nas áreas do conhecimento
Socializar as diferentes atuações dos grupos nas áreas de conhecimento científico (Saúde, Humanas, Exatas e Tecnológicas).

GT 7 – PET: Marco Legal e Reestruturação do Programa 
Discutir a reestruturação do grupo PET à luz dos textos normativos.

GT 8 – Intercâmbio entre os Grupos PET
Tem como objetivo discutir as possibilidades de trocas e ações conjuntas entre grupos PET e demais programas (nacionais e internacionais).

GT 9 – Fontes de Recursos dos Grupos PET
Tem como finalidade discutir as fontes de recursos dos grupos PET institucionais (convênios, parcerias, verbas de custeio, bolsas, entre outros).

GT 10 – Autogestão e Mecanismos de Autonomia dos Grupos PET
Visa refletir sobre a autonomia nos processos pedagógicos e organizativos dos grupos PET na perspectiva da autogestão.

Apresentação de Pôsteres

Consiste na exposição e apresentação dos trabalhos dos grupos PET em forma de pôster. O PET Civil UFJF apresentou dois pôsteres: PET Civil UFJF – Ensino, Pesquisa e Extensão no ano de 2013, mostrando todas as atividades realizadas pelo grupo durante o ano de 2013 como Aulões, Minicursos, Olimpíadas, Visitas Técnicas, Blog, Site, dentre outros; e o projeto de pesquisa sob o tema Análise Física e Mineralógica de Solos, com participação das petianas Ariadne Vieira de Andrade e Lahis Souza de Assis. Para mais detalhes dos projetos de pesquisa dos nossos petianos, acesse o site aqui.

Assembleia Geral

Assembleia

A Assembleia Geral é o órgão máximo e deliberativo do XIV SudestePET 2014, consiste numa ampla reunião com todos os participantes inscritos oficialmente no evento onde questões propostas pelos GTs, tutores e estudantes são apresentadas e discutidas visando deliberação do evento.

Foram discutidas muitas sugestões, e a assembleia teve duração de quase 6 horas, conseguindo abordar todos os assuntos da pauta. O atraso se deve muitas vezes por conflitos e discussões desnecessárias que prolongaram a assembleia. Entretanto, de maneira geral a assembleia foi muito produtiva e várias sugestões foram aceitas.

No final, ficou decidido que o SudestePET 2015 será realizado em Minas Gerias de acordo com a rotatividade entre os estados do sudeste, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Esperamos ansiosos o próximo SudestePET, e parabéns à comissão organizadora do SudestePET 2014 pela organização do evento!

Foto Oficial do evento

Foto Oficial do evento

Links do Site oficial e Facebook do evento.

Fotos do Campus da UFRRJ:

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s