Descolamento de rebocos e pisos

 

O revestimento na edificação não tem apenas a função de embelezamento, o revestimento serve para proteger a edificação de agentes externos , promover a segurança  e o conforto do usuário e evitar a degradação dos materiais utilizados na construção. Sendo assim, o descolamento de revestimentos não é apenas um problemas estético, mas sim um aviso de futuros problemas no interior da edificação.

Como surgem?

Durante a execução do projeto falhas  como a escolha de materiais incompatíveis com as condições de uso e  falhas  técnicas como  quando os assentadores não dominam a tecnologia de execução, ou os responsáveis pela obra não controlam corretamente o processo de produção,  podem dar origem ao descolamento de rebocos e pisos. Além disso, este tipo de patologia pode se originar de fatores externos, como: variações térmicas, sol, chuva, vento, umidade,  vibrações e emissões gasosas.

Os destacamentos são caracterizados pela perda de aderência das placas cerâmicas do substrato, ou da argamassa colante, quando as tensões surgidas no revestimento cerâmico ultrapassam a capacidade de aderência das ligações entre a placa cerâmica e argamassa colante.

Devido à probabilidade de acidentes envolvendo os usuários e os custos para seu reparo, esta patologia é considerada a mais séria. As situações mais comuns de descolamento costumam ocorrer por volta de cinco anos após a conclusão da obra.

Como evitar?

Algumas maneiras de se evitar o descolamento de revestimentos são:  elaboração de  um projeto detalhado do revestimento de fachada;  controle na execução do projeto; aquisição e controle adequados dos materiais empregados; treinamento e conscientização da mão-de-obra;  e  execução de acordo com as  especificações e procedimentos da ABNT .

Leia mais sobre patologias em edificações: Umidade e Fissuras.

Fonte: FaçaVocêMesmo,  Patologias dos Revestimentos, Patologias de Fachadas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s