Casa linda e sustentável construída com pouco mais de 13 mil reais. Dá pra acreditar?

Não só em nosso país, mas em todo o planeta, existem muitos problemas com moradia. Falta de espaço e recursos financeiros  obrigam muitas pessoas a viverem em construções precárias que não resistem às intempéries, gerando uma multidão de desabrigados e desalojados no período de chuvas e ventos mais fortes. Uma solução para algum desses problemas pode ser uma casa na Tailândia do estadunidense Steve Areen.

Steve Areen, ex-comissário de bordo e fotógrafo estadunidense, construiu sua “Dome Home”, uma casa em forma de cúpula,  em apenas 6 semanas com menos de 6 mil dólares (pouco mais de 13 mil reais). A construção impressiona não só pela rapidez e pelo preço, mas também por ser linda e sustentável. Na sua empreitada ele utilizou tijolos de barro e blocos de cimento (não havia na região blocos adequados de terra comprimida, os tijolos ecológicos) e contou com o apoio de apenas dois ajudantes. Depois de pronta a estrutura, ele adicionou detalhes pessoais como portas, prateleiras, um lago e uma pequena varanda, que foram construídos utilizando material conseguido com a vizinhança. Assim, incluindo esses detalhes e os móveis, a casa toda custou menos de 8 mil dólares (cerca de 18 mil reais).

Frente da casa. Fonte:  Revista Casa Cláudia online

Frente da casa. Fonte: Revista Casa Cláudia online

Para quem se interessou, em seu site, Steve Areen comenta que adora viajar e que nesse período ele disponibiliza a casa para que as pessoas se hospedem nela, bastando que os hóspedes ajudem com os custos de manutenção e mantenham a casa limpa e as plantas regadas. Eles também podem criar novos jardins, fazer melhorias na casa e até mesmo dar o seu “toque artístico”.

No futuro, Steve planeja construir uma edificação semelhante nos Estados Unidos, agora usando material sustentável, como os tijolos ecológicos. No entanto seu maior desafio será conseguir manter o preço baixo e a velocidade da obra num país onde as leis para construção são muitos mais severas que na Tailândia.

Confira abaixo uma galeria com as etapas da obra e detalhes da construção acabada:

Fonte: Folha do Espírito Santo, Steve Areen Website, Revista Casa Cláudia online, Hypeness

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s