Os maiores arranha-céus: Taipei 101

Arranha céus 2

 Taipei101_Ext-NightContext_TaipeiFinancialCenterCorporationO edifício Taipei 101 sustentou o título de mais alto arranha-céu do mundo desde sua construção em 2004 até 2010, quando foi desbancado pelo Burj Khalifa. Hoje, ele já ocupa o terceiro lugar no ranking mundial, atrás também do Makkah Royal Clock Tower Hotel.

Taipei 101 é mais um gigante chinês, está localizado na ilha de Taiwan. Mesmo com muitos metros abaixo do líder do ranking, a altura do edifício é impressionante, são 509 metros de altura em 101 andares. Os andares são ocupados por vários tipo de usos. Nos 5 primeiros pavimentos há um shopping center de luxo, que reúne lojas de algumas das marcas mais famosas do mundo. Os andares acima são ocupados basicamente por escritórios, e no seu topo, lojas de souvenirs e observatório.

Para chegar ao observatório é cobrada uma taxa de cerca de 30 reais, que dá direito a um passeio em um dos elevadores mais rápidos do mundo (60 km/h).

A segurança e a construção

 A construção desse gigante custou US$ 1,758 bilhão, dinheiro que não foi empregado somente para erguê-lo, mas também para criar um sistema de segurança capaz de mantê-lo de pé mesmo com a grande quantidade de terremotos que atinge a região. Assim, apensar de sua altura, o Taipei é extremamente seguro. Um incrível sistema de amortecimento mecânico ajuda na dissipação da energia proveniente dos terremotos amenizando 40% do seu impacto. O sistema consiste em um enorme peso (660 toneladas), com aproximadamente 5,5 metros de diâmetro, formado 41 placas de metal espesso, que fica localizado no vão central dos andares 87 ao 92. Ele é suspenso por oito cabos de aço compostos por 2.000 fios cada.

terremoto-taipei

Simbolismo

Assim como seu país de origem, o prédio está cheio de símbolos. Alguns mais explícitos outros mais subjetivos. Os andares, por exemplo, são agrupados em conjuntos de 8 (o oito é relacionado a abundância e prosperidade em algumas culturas orientais). Além disso, observando todo o edifício, estes conjuntos garantem a ele um formato típico das antigas construções chinesas.
Até o número de andares, 101, tem um significado, que está relacionado a uma premissa, algo como “ir além do 100″, ou o recomeço que 1º de janeiro representa (1/01).

 Fontes: Gizmodo, Techmundo, Mundo Míope

Anúncios

2 pensamentos sobre “Os maiores arranha-céus: Taipei 101

  1. Pingback: Gigantes da engenharia: The Skyscraper Center | PET Engenharia Civil - UFJF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s