Os maiores arranha-céus: Shanghai World Financial Center

Arranha céus 28ca74a9775749debec4c72663d8522bcContinuando nossa série sobre os maiores arranha-céus do mundo, apresentamos hoje a Shanghai World Financial Center. Até a inauguração da Torre de Xangai, era o edifício mais alto já erguido na China e o quarto mais alto do mundo.

O edifício está a 492 metros de altura e possui 101 andares, divididos entre escritórios, hotéis, salões de conferência, terraço de observação e lojas no primeiro andar. Planejado inicialmente para ser concluído em 1997,  teve seu projeto adiado devido à crise financeira asiática. A construção foi concluída em setembro de 2007 e inaugurada em agosto de 2008. A característica mais marcante da obra é o largo portal de cerca de 50 metros – no topo da torre -, que caracteriza em termos arquitetônicos o edifício e desenha de modo inovador a linha do horizonte da cidade, além de contribuir para a estabilidade da construção, na medida que alivia a enorme pressão do vento.

A estrutura do arranha-céu foi concebida como uma estrutura mista, em aço e concreto, estudada em profundidade para resistir às enormes cargas que solicitariam o edifício, como sismos, ciclones e vento, o que influenciou também sua forma. A forma da torre foi projetada para responder melhor a estas solicitações e otimizar a estrutura e os materiais utilizados.

A estrutura do esqueleto

04183055FOTO_BIGA mega estrutura que constitui o esqueleto do Shanghai World Financial Center foi implementada graças à integração e interação de três sistemas estruturais, capazes de responder estas solicitações próprias e exteriores que podem atuar no edifício:

1. O sistema formado por grandes pilares estruturais, vigas em diagonal e vigas periféricas
2. O núcleo central de serviços com paredes resistentes em concreto
3. As vigas que ligam na diagonal os dois sistemas

Este tipo de sistema estrutural permitiu reduzir os custos e tornar a construção muito mais rápida, em comparação com os sistemas tradicionais.

O observatório mais alto do mundo

201010-w-observation-shanghaiO Sky Walk, no alto do SWFC, é o mais alto espaço público construído do mundo. Com sete andares, ocupa do andar 94º ao 100º do edifício, a uma altura de 474 metros. É um dos destinos turísticos mais espetaculares da China, oferecendo uma incomparável vista sobre a moderna Xangai. Dele se tem uma visão panorâmica da cidade, das estradas da zona e do rio Huangoou.

Materiais

A relação entre terra e céu que o edifício permite uma análise dos materiais utilizados, dando continuidade à ideia do contraste dos elementos que não perdem a sua harmonia. A base da torre, revestida com um acabamento de granito, até uma altura de 24 metros, proporciona um sentido de estabilidade ancorando a torre ao solo. Em oposição, o corpo principal da torre está revestido por uma parede de vidros que reflete o céu e dá uma sensação de leveza ao conjunto.

Segurança

A segurança do edifício foi considerada desde a primeira fase do projeto. Cada grupo de 12 andares possui um andar de segurança que pode ser utilizado como refúgio em caso de necessidade.

No que diz respeito à segurança em relação a incêndio, as saídas e a propagação de fogo e fumaça foram estudadas com graus de segurança maiores que os requisitos exigidos por lei. Simulações em computador determinaram algumas modificações no projeto original (largura das escadas, localização das saídas) para melhorar os tempos de saída do edifício.

Tratando-se de uma estrutura mista de aço e concreto, foi possível garantir, por meio de um projeto adequado, uma proteção otimizada em relação ao fogo e uma resistência ao impacto por toda a estrutura de aço.

Fonte: Arcellor Mittal, SWFC Shanghai

Anúncios

Um pensamento sobre “Os maiores arranha-céus: Shanghai World Financial Center

  1. Pingback: Gigantes da engenharia: The Skyscraper Center | PET Engenharia Civil - UFJF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s