Os maiores arranha-céus: International Commerce Centre

Arranha céus 2

zzzzzzzzzzz

O moderno e elegante edifício é o mais recente “super arranha-céu” a ganhar o título de prédio mais alto da cidade de Hong Kong, na China. Ele é localmente conhecido como ICC e cria um efeito impressionante na paisagem, situando-se do lado oposto às torres do International Finance Centre,  que ocupam o segundo lugar no quesito. Juntas, as três edificações formam uma incrível  porta de entrada para a cidade. No ranking mundial esse edifício ocupa o quinto lugar.

Duas das gigantescas fachadas do edifício criam uma tela de 50.000 metros quadrados para um show de música e luzes, reconhecido pelo Guinness Book como o maior espetáculo deste tipo. Um deslumbrante show que acontece duas vezes por noite.

Sky100

O deque de observação Sky100 localiza-se no centésimo andar do International Commerce Center. O observatório, que é o mais alto ponto de observação interno da cidade, oferece uma visão privilegiada em 360 graus do Victoria Harbour (porto sitado entre a ilha de Hong Kong e Kowloon). O caminho para chegar até lá é percorrido em um elevador que atravessa os 100 andares em apenas 60 segundos!

A Construção e arquitetura

A construção começou em 2002 e foi concluída em 2010. O plano original era de um prédio ainda maior, com 574 metros de altura, porém as leis de ocupação da cidade não permitem a construção de edifícios mais altos do que as montanhas ao redor. Então, o design do ICC teve que ser revisto e os planos de fazer seu topo em um formato piramidal foi abandonado. 

A torre possui um núcleo de concreto armado e uma mega estrutura de oito colunas para suportar o vão quadrangular. Através de treliças o núcleo central é interligado a mega colunas em quatro diferentes andares da torre. Para lidar com o solo e fazer a fundação, os engenheiros estruturais utilizaram estacas retangulares de concreto, que chegam a uma profundidade de cerca do 70 metros (230 pés). Assim, as cargas são transferidas para o solo por meio de 4 pontos de apoio garantindo estabilidade.

ICCComo um dos principais problemas dessa torre, assim como de todas as construções de elevada altitude, são as cargas provenientes do vento. Suas quinas foram desenhadas de forma a minimizar o fenômeno de vórtices. Uma cortina única foi formada a partir da sobreposição de painéis de vidro, ao longo do eixo alongado, o qual termina em uma forma curva até o ponto em que passa a tangenciar o átrio. Esse design faz alusão à forma de uma cauda de dragão, o símbolo do país.

O vidro de alto desempenho e também sensores que foram desenvolvidos pela Hong Kong Polytechnic University ajudam a reduzir o consumo energético em 15%. O formato do seu piso também foi planejado de forma a garantir maior eficiência ecológica e financeira. Uma forma circular, por exemplo, teria um bom desempenho contra os ventos, mas não seria agradável internamente aos seus ocupantes. Por outro lado, um quadrado perfeito representaria um péssimo desempenho e aumentaria o uso de aço e concreto. Assim, um estudo com análises feitas em túneis de vento indicou que um quadrado com reentrâncias seria viável ecologicamente e quase tão eficiente quanto um círculo.

_

O International Commerce Center é um espaço luxuoso, que seve não só a fins comerciais, como também residenciais, agregando um centro de compras moderno e dois hotéis seis estrelas em um único local.  No andar mais alto, encontram-se uma academia, piscina e um bar bastante badalado. Assim, ele não é apenas um espaço empresarial, mas funciona também como centro cultural e de lazer para os turistas.

Dados da construção:

Altura arquitetônica: 484 m
Altura ocupada: 468 m 
Altura do observatório: 387,8 m
Número de andares acima do solo: 108
Número de andares abaixo do solo: 4
Número de elevadores: 83
Velocidade máxima dos elevadores: 9 m/s
Número de quartos: 312
Número de vagas: 1700

 

Mais informações (em inglês): A Construction Highlight for the International Commerce Centre at Kowloon Station, West Kowloon

Fontes: The Skyscraper Center, Hong Kong – Asia’s world city, About.com Architecture, Architectural record

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Os maiores arranha-céus: International Commerce Centre

  1. Pingback: Gigantes da engenharia: The Skyscraper Center | PET Engenharia Civil - UFJF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s