Edifício Bolha, o prédio com efeito de “micro-estufa”

ScreenHunter_51-Nov.-05-02.23

Um edifício sem janelas é a proposta do estúdio de design 3Gatti, que projetou o Edifício Bolha, localizado em Xangai. Trata-se de uma ambiciosa estrutura cujas janelas são cobertas por bolsas de nylon que enchem e esvaziam dependendo da atividade do interior do prédio.

O estilo arquitetônico do projeto tem o nome de blobitecture, um movimento artístico que procura tornar as construções mais orgânicas. Embora pareça maleável, a superfície não é tão flexível assim…

A empresa descreve o projeto como uma escultura em grande escala e os materiais são usados de forma muito criativa, com isso não nota-se a presença de janelas, o prédio é coberto por lençóis brancos que impedem que você veja a cidade e não permitem a entrada de luz natural.

ScreenHunter_53-Nov.-05-02.25

O Estúdio de Design Interdisciplinar 3Gatti se orgulha de adicionar um toque artístico aos seus projetos, oferecendo fachadas lúdicas que vão desde pavilhões feitos de guarda-chuvas até torres de telecomunicação cobertas de grama. O Edifício Bolha é um dos projetos mais originais do 3Gatti.

Colocar plantas entre os painéis de vidro e os esvoaçantes tecidos antibacterianos cria o que os designers descreveram como um “efeito de micro-estufa”, que isola o interior e mantém uma temperatura confortável durante o ano inteiro. E como se uma fachada dessas não fosse curiosa o suficiente, há sensores que podem controlar a ventilação com base em quantas pessoas estão em cada cômodo, o que significa que a bolha de ar de uma sala é esvaziada quando não houver ninguém naquele espaço.

ScreenHunter_52-Nov.-05-02.24

ScreenHunter_55-Nov.-05-02.26

ScreenHunter_54-Nov.-05-02.25

Fonte: Blog AECweb

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s