Curitiba é incluída como cidade líder em projeto de transporte da União Europeia


capa

A capital do estado do Paraná, Curitiba, agora faz parte como cidade líder do Projeto Solutions, criado pela União Europeia com apoio da Embarq Brasil, organização não governamental de assessoria de agências de transporte coletivo. Foram escolhidas cidades que apresentam implantação e desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para a mobilidade urbana e transporte coletivo. No total são 6 cidades líderes participantes: Aalbory (Dinamarca), Barcelona (Espanha), Bremer (Alemanha), Budapeste (Hungria), Curitiba (Brasil) e Dalian (China).

1

Curitiba foi convocada por desenvolver soluções inovadoras no transporte coletivo, como o projeto de gerenciamento público dos recursos provenientes e destinados ao transporte coletivo; o Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE), que controla eletronicamente a venda e utilização das passagens, além de monitorar toda a frota de ônibus coletivos; integração do transporte, físico e temporal; a utilização de uma tarifa única para toda a Rede Integrada de Transportes, que vai além de Curitiba (mais 13 cidades vizinhas também participam da rede); e a utilização de uma frota regular com 30 ônibus híbridos, movidos à eletricidade e biocombustível.

Dessa forma o sistema de transporte coletivo de Curitiba fornece mais conforto, rapidez e economia ao usuário. Como o sistema é eficaz, há uma diminuição da circulação de automóveis, que gera um trânsito mais organizado e uma cidade com menor poluição.

2

A inscrição de Curitiba no Projeto Solutions foi feita pela empresa Urbanização de Curitiba S/A (URBS), e foi aceita pelos idealizadores do projeto na primeira semana de dezembro de 2013. A próxima etapa do projeto consiste em realizar workshops e a criação de um banco de informações e experiências para ser compartilhado com várias cidades do mundo.
O projeto é formado por especialistas e redes de cidades com o objetivo de promover o intercâmbio de informações, para a implantação de projetos sustentáveis e inovadores que irão melhorar e qualificar a mobilidade urbana. A atuação será concentrada nos temas: transporte público, infraestrutura de transportes, logística da cidade, planejamento integrado e planos de mobilidade urbana sustentável, rede e gestão da mobilidade, veículos e tecnologias limpas.

Um pouco mais sobre o transporte coletivo de Curitiba:

3

4

5

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vídeo

Fontes: URBS, Biocidade

Anúncios

Um pensamento sobre “Curitiba é incluída como cidade líder em projeto de transporte da União Europeia

  1. Pingback: Operação eficiente no sistema BRT | PET Engenharia Civil - UFJF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s