Conheça as instalações do Jogos Olímpicos de Inverno

Faltando pouco mais de 2 semanas para o inicio da 22ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno mostraremos um pouco das incríveis instalações que os russos prepararam para encantar o mundo todo.

Começando pela cidade, Sochi é uma espécie de cidade-resort. É o destino favorito dos russos nas férias e, por mas incrível que possa parecer, é uma cidade conhecida por suas praias lotadas no verão europeu. Só que no inverno neva, mas não talvez não o suficiente para a realização de Jogos Olímpicos de Inverno, e para isso Sochi abriga um dos maiores sistemas de produção de neve da Europa, com mais de 400 geradores de gelo espalhados pela instalações dos jogos de neve.

Para tudo isso funcionar, o governo russo gastou US$ 51 bilhões, tornando os Jogos o mais custoso de todos os tempo, ultrapassando os US$ 40 bilhões das Olimpíadas de Pequim em 2008.  Apesar disso, as instalações são consideradas compactas e uma grande parte será desmontada com o término do evento.

Área esportiva da Costa

Área esportiva da Costa

O projeto consiste de duas grandes áreas, uma próxima ao mar e outra próxima a montanha.Cada uma contará com uma Vila Olímpica. Na costa ficarão o estádio olímpico, os centros de imprensa e os esportes indoor: curling, patinação artística e de velocidade e hóquei no gelo. Na montanha, todas as modalidades de esqui, além de snowboard, biatlo, bobsled, luge e skeleton.

Abaixo listaremos algumas instalações dos jogos:

1. Estádio Olímpico de Sochi

2

O Estádio Olímpico é localizado nas instalações da costa, tem capacidade para 40 mil espectadores  e receberá apenas as cerimônias de abertura e encerramento, o que para muitos é um gasto excessivo. Contudo, o governo russo justifica que o mesmo será usado na Copa do Mundo de Futebol de 2018. O estádio impressiona pelo projeto ousado com um teto de policarbonato translúcido que irá compor com a paisagem natural das montanhas um cenário único.

 2. Bolshoi Ice Dome

3

Receberá as partidas de Hóquei no Gelo e tem capacidade para 12 mil pessoas. É uma das instalações que permanecerão após os Jogos e será utilizada como Arena Multiuso .O nome é uma referência ao tradicional teatro russo.

4. Shayba Arena

4

Outra arena que receberá o Hóquei no Gelo. Com capacidade para 7 mil pessoas, a Arena será desmontada após os Jogos e transferida para outra cidade russa após o término do Jogos. Seu nome é uma referencia à palavra russa para designar o puck ( espécie de disco usada no Hóquei de Gelo)

5. Iceberg Skating Palace

5

Outra instalação que será transferida de cidade após o término dos Jogos, o Iceberg Skating Palace possui capacidade para 12 mil espectadores e seu projeto, como o nome deixa claro, faz referências ao grande vilão de alguns navios desavisados e que sempre assusta pelo tamanho: os Icebergs.

6. Adler Arena

7

Receberá a patinação de velocidade e tem capacidade para 8 mil pessoas. Depois se transformará em um Centro de Convenções.

Veja as instalações de neve, localizadas nas montanhas de Sochi:

Agora é torcer como sempre para o nosso país, que promete muito nessa edição e contará com a maior delegação de todos os tempos, contando inclusive com chance de medalhas com Isabel Clark do Snowboarding. Além disso, o Brasil enviará pela primeira vez atletas para os Jogos Paralímpicos de Inverno!

Por Luciano Junior

Fontes: Globoesporte, Sochi 2014

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s