Eliminando as distrações na internet e melhorando sua produtividade

quarta universitariaQuantas vezes por dia você já interrompeu alguma tarefa ou trabalho importante para checar seu Facebook, responder e-mails ou ler notícias na internet? E o que seria só uma “olhadinha” acaba virando horas perdidas de um serviço. Somos cercados por todo tipo de distração imaginável, sempre mais atrativos do que estamos fazendo. São os chamados “tira-tempos” da vida moderna. Reclamamos da falta de tempo, de como é difícil administrá-lo (ótimas dicas nesse post), mas precisamos eliminar essas distrações, ou pelo menos saber como administrá-las, de forma que não nos atrapalhe.

O empreendedor Marcelo Toledo deu em seu blog algumas dicas de como melhorar a produtividade, se organizando melhor e eliminando essas distrações. Confira:

Para onde está indo o seu tempo na internet?

É preciso saber quanto tempo você gasta em cada site, respondendo e-mails e todos os programas que existem no seu computador. Você simplesmente precisa controlar tudo. Sem controle, não existe gerenciamento. É possível controlar esse tempo instalando um programa em seu computador, o RescueTime. Ele analisa tudo que você faz. Quanto tempo permanece navegando, dividido por qual site, assim é possível separar Twitter de Facebook, do e-mail do trabalho, quanto tempo gasto no Excel, Word e assim por diante. (É possível instalar a versão gratuita do programa, com menos recursos do que a versão paga.)

fa595921-681e-4451-a1ce-269dda3b4822

Conforme a coleta de informações vai acontecendo, ele categoriza e te apresenta em forma de gráficos. Você pode definir o que significa cada uma das atividades. Por exemplo: Twitter e Facebook entram em entretenimento, já Word e Excel entram em trabalho. Depois de pouco tempo você terá o software ajustado e estará pronto para descobrir quais são os vilões do seu tempo.

rescuetime

O controle é um ponto muito importante neste software. Você vai perceber que ele realmente não deixa passar nada, portanto, se existir alguma tarefa que você não queira que ele registre, simplesmente informe o software e ele passará a ignora-la.

Melhorando sua produtividade

Se você quiser ser um pouco mais radical, poderá utilizar um recurso chamado “get focus”. Você define o tempo que gostaria de ter foco, define também se quer ter a possibilidade de roubar ou não. Dessa forma qualquer site que você acessar e estiver categorizado como distração, o RescueTime automaticamente te redirecionará para uma página informando que o site está bloqueado, acabando com seu momento de distração durante o tempo que você definiu.

zoom_focus

Outro recurso bastante interessante é o controle de tempo investido por projetos. Como o RescueTime controla tudo, você pode definir em qual projeto cada atividade se encaixa, gerando assim relatórios muito similares a planilhas para seu PMO utilizar.

zoom_projecttime-300x252

Agora que você tem em os assassinos da sua produtividade, fica fácil de resolver. Planeje e crie suas metas para gastar menos tempo.

zoom_goals

Outras dicas

Para complementar esconda tudo e qualquer coisa que possa te chamar atenção no seu Desktop. Essas são potenciais distrações.

– Desligue todo e qualquer alerta, seja sonoro, visual ou animado. Google Talk, Anti-virus, atualizações de software, desligue TUDO. O único que você deve deixar é o calendário, que te informará sobre compromissos.

– Esconda o dock de aplicativos. Você não precisa olhar para ele o dia inteiro. Quando passar o mouse em cima, ele vai aparecer, não precisa se preocupar.

– Hoje em dia todo aplicativo quer aparecer no barra de tarefas. 90% do que você tem na sua barra de tarefas é desnecessário, então tire tudo de lá.

Fonte: Marcelo Toledo

Anúncios

Um pensamento sobre “Eliminando as distrações na internet e melhorando sua produtividade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s