Visita técnica – Novo Hospital Universitário da UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora em breve contará com um novo Hospital Universitário com maior capacidade de atendimento e uma área construída cerca de 4,5 vezes maior do que a ocupada pela antiga unidade. A área total do novo complexo será de 54 mil metros quadrados.

O Projeto

Sem título

Serão construídos nove blocos de prédios, um deles abrigará centro cirúrgico, UTI adulto, 11 leitos para transplantes, seis exclusivos para queimados, emergência e maternidade. Dos dez andares, oito serão de enfermaria, um deles de enfermaria pediátrica. No espaço haverá ainda maternidade com oito quatros, além de dez leitos de berçários intensivos e dez intermediários, UTIs, centro cirúrgico e maternidade com três quatros para parto cesáreo e também para curetagem. Em um prédio anexo à maternidade, será construído o Centro de Parto Normal.

Segundo o reitor Henrique Duque, o Ministério da Educação (MEC) classificou o projeto técnico da UFJF como o melhor, entre os dos 46 hospitais universitários do país, dentro do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Federais de Ensino.

A Construção

Vista HU

Desde a assinatura do contrato em 2012, a previsão era de que as obras durassem 2 anos. Porém, a 6 meses do cumprimento do prazo a conclusão ainda está distante. O atraso é em decorrência das diversas mudanças no projeto que ocorreram ao longo da obra, mas agora ela caminha sem maiores imprevistos. Atualmente são cerca de 350 funcionários envolvidos na obra, mas a expectativa é de que esse número aumente durante o ano para agilizar o processo.

O método construtivo empregado é um misto de concreto armado e estrutura metálica. Nos cômodos interiores, são utilizados perfis leves de aço e o fechamento é feio por meio do de placas drywall.  Os prédios serão equipados com diversos dispositivos de combate a incêndios, além dos tradicionais extintores, será empregado um sistema de proteção passiva  por meio de pintura intrumescente, que retarda a propagação do fogo e permite que a estrutura resista por muito mais tempo antes de entrar em colapso.

O HU será ainda o primeiro hospital de Juiz de Fora a contar com a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), que permitirá reuso de 60% dos efluentes.

A empresa responsável pela obra é a construtora Tratenge. O PET Civil agradece aos responsáveis pela obra que nos receberam e guiaram a visita.

Fontes: Reuni, UFJF

Anúncios

2 pensamentos sobre “Visita técnica – Novo Hospital Universitário da UFJF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s