Mo-bility For Tomorrow

Por Lara Andrade

SONY DSC

A crise dos transportes no Brasil é intensa e se agrava a cada dia, haja vista os crescentes engarrafamentos, inclusive em cidades médias, como é o caso de Juiz de Fora. Não foi por acaso que os brasileiros tomaram as ruas em junho deste ano protestando, a necessidade de se empregar alternativas para melhorar o trânsito é gritante.

Na Alemanha, a alternativa encontrada para solucionar tais problemas em Munique, transformando a capital em um lugar melhor para se viver, foi por meio do “Mo-bility”, ou simplesmente “mo”.  Este é um novo sistema de mobilidade que combina mobilidade urbana com o desejo de mais sustentabilidade e qualidade de vida.

Os desenvolvedores do sistema tomaram como ponto de partida as necessidades de seus usuários, e, após diversas pesquisas, concluíram que a muitas pessoas agradava a idéia de abrir mão de carros para sua mobilidade cotidiana, caso houvesse alternativas atrativas à sua disposição para fazê-lo. “mo” proporciona essas alternativas: o meio de transporte apropriado para qualquer ocasião, em qualquer situação, com muita praticidade. Isto porque ele permite alugar bicicletas, bicicletas de carga, bicicletas eletrônicas, carros, ou usar o transporte público coletivo, tudo em um só cartão.

A política de incentivo às decisões sustentáveis dos usuários “mo” se dá por meio de um sistema de milhas. Dependendo do meio de transporte optado pelo usuário e de acordo com a distância percorrida, “mo”milhas são somadas, e estas, então, podem ser resgatadas para pagar pelos serviços cadastrados. Mesmo quando ele usa a sua própria bicicleta, ele pode ser recompensado somando milhas, é só etiquetá-la. Como cada meio de transporte tem um peso diferente de “mo”milhas, quanto mais escolhas sustentáveis faz, mais o usuário economiza, incentivando o comportamento ambientalmente consciente e a mudança de hábitos a longo prazo. O pagamento pela utilização do sistema é feito no final de cada mês.

“mo” é resultado de uma parceria entre três organizações: a empresa de design LUNAR Europe, a organização ambiental Green City e.V. e a Universidade de Wuppertal. Dirk Hessenbruch, designer industrial e líder do projeto, está otimista sobre o futuro: “‘mo’ aponta alternativas concretas e viáveis ​​que são baseadas nas necessidades das pessoas. ‘mo’ significa mobilidade para a cidade do amanhã.”

Fonte: mo-bility, The City Fix Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s