Pontes móveis

Ponte é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais.

Quando é construída sobre um curso de água, o seu tabuleiro é frequentemente situado a uma altura calculada de forma a possibilitar a passagem de embarcações com segurança sob a sua estrutura.

Mas uma nova ideia surgiu para facilitar a passagem tanto de embarcações quanto de automóveis e pessoas. Como o próprio nome diz, as pontes móveis se deslocam para permitir a passagem de um dos lados.

Conheçam algumas das mais notáveis pontes móveis!

1- Submersível Ponte no Canal de Corinto, Grécia

Em 1988, foram construídos duas pontes submersíveis no canal de Corinto. A ponte diminui o deck 8 metros abaixo do nível de água para permitir o tráfego fluvial de usar a hidrovia.
A principal vantagem de abaixar a ponte em vez de levantá-la, é que não há nenhuma estrutura acima do canal de navegação e, portanto, nenhuma limitação de altura sobre o tráfego do navio. Isto é particularmente importante para embarcações. Além disso, a falta de uma estrutura acima do convés é considerada esteticamente agradável.

2-Rio Casca Passarela, Reino Unido

A passarela, de aproximadamente 16 metros de diâmetro, apresenta uma série de rodas de correr em uma pista circular abaixo do hub que lhe permite abrir ou fechar para o tráfego do rio. Pedestres e ciclistas podem permanecer na ponte enquanto gira e ver  o rio a partir de uma perspectiva totalmente nova. A sequência completa demora cerca de dois minutos e se move muito lentamente.

3- El Ferdan Ponte Ferroviária, Egito

Medindo 1.100 pés (335m) de comprimento, a Ponte Ferroviária El Ferdan é a maior ponte suspensa do mundo. Esta incrível ponte é dividida em duas partes que, quando abertas, libera a travessia do Canal de Suez no Egito. A ponte liga uma ferrovia muito importante para aquela região, que vai do leste do Canal de Suez para o oeste em Sinai. Assim a ponte só é fechada se o trem precisar passar, caso contrário fica totalmente aberta dando passagem aos navios que navegam no canal.

4-  Hörn Bridge, Alemanha

A Hörn Bridge é uma ponte de três segmentos com um vão principal de 25,5 metros (84 pés) que se dobra para a passagem de embarcações. Normalmente, a ponte abre uma vez a cada hora, a fim de permitir a passagem dos navios de pequeno e médio porte.

A ponte oferece uma das melhores vistas panorâmicas da cidade de Kiel.

5- Gateshead Millennium Bridge, Reino Unido

A Gateshead Millennium é um ponte para pedestres e ciclistas sobre rio Tyne, na Inglaterra. Para permitir a passagem de navios, essa montagem toda gira como uma estrutura única, rígida. A ponte oferece um grande espetáculo durante sua operação de abertura e é chamada de ” ponte do olho piscando “ou” Piscar do Olho”.

Fontes: Engenharia Faz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s