A força por trás das ondas

Por Lahis Assis

Um dos grandes problemas discutidos atualmente é a questão da geração de energia. Com a tecnologia em ascensão, a demanda energética tem se tornado cada vez maior e, com ela, tem crescido também a preocupação ambiental, motivando assim o desenvolvimento e a aplicação de métodos geradores limpos e renováveis.

Nesse cenário, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) juntamente com a Usina Hidrelétrica de Furnas (MG) e a empresa Seahorse Wave Energy iniciaram estudos para desenvolver a geração de energia elétrica a partir das ondas do litoral carioca.

i404188

O professor do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe, Segen Estefen, explica que o projeto nasceu com a instalação de uma usina no Porto de Pecém, a 60 quilômetros de Fortaleza (CE), que já está em fase final de testes e foi feita a partir de uma parceria entre a Coppe, a Tractebel Energia e o Governo do Ceará. Segundo ele, a providência seguinte é desenvolver usinas com estruturas flutuantes que possibilitem a instalação da usina em locais afastados da costa.

3317

A usina, denominada conversor offshore, se localizará a aproximadamente 14 quilômetros da praia de Copacabana e terá uma capacidade de 100KW, podendo abastecer até 200 casas residenciais de acordo com o projeto, que deve ser concluído em 2015. Segundo Paulo Roberto, sócio-proprietário da Seahorse Wave Energy, a geração de energia se dará a partir da movimentação vertical de um flutuador de 11 metros de altura e 4,5 metros de diâmetro, impulsionado pelas ondas do mar e a eletricidade será transmitida por um cabo submarino, que descerá ao fundo do mar e seguirá pelo leito marinho para conexão à rede elétrica, conforme ilustrado no vídeo.

Fontes: Planeta Coppe, PINI web

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s