Gigantes da Engenharia, as maiores máquinas terrestres

Gigantes e até um pouco assustadoras,essas máquinas, que mais parecem robôs saídos do filme Transformers, quebram recordes de tamanho e capacidade produtividade. Conheça algumas das maiores máquinas terrestres já criadas pelo homem:

1. A escavadeira Bagger 288

bagger 288 (1)

Tamanho: 96 metros de altura e 240 metros de comprimento
Peso: 45.500 toneladas

No quesito assustadora essa é sem dúvida a campeã, a monstruosa máquina foi inclusive utilizada nas filmagens do filme “O motoqueiro fantasma“. Criação empresa alemã Krupp, ela leva o título de  maior veículo terrestre do mundo. Tanta grandiosidade não poderia sair barata, seu custo foi de cerca de 100 milhões de dólares e sua construção levou dez anos (somando-se o tempo de planejamento e execução).

Sua capacidade também é surpreendente, ela pode extrair cerca de 240 mil toneladas de carvão ou outro tipo de material por dia — isto é, mais de cinco vezes o seu próprio peso.  Além disso, para operá-la são necessários apenas cinco trabalhadores. As desvantagens ficam por conta da locomoção e gasto de energia. Com todo esse tamanho a Bagger 288 move-se a uma velocidade de apenas 10 metros por minuto e consome 17 megawatts por dia para funcionar , ou seja, uma energia suficiente para abastecer uma cidade com 10 mil moradores. Porém, mesmo com essa enorme logística, o custo-benefício, de acordo com a Krupp, é real. Ela deve continuar operando por pelo menos mais 100 anos na extração de carvão e outros tipos de minério.

2. O caminhão Caterpillar 797F

Caterpillar-797F

Tamanho: 15 m de comprimento, 9.7 m de largura e 7.7 m de altura
Peso: 623 toneladas

O maior caminhão de carga do mundo pode carregar até 400 toneladas de material a uma velocidade máxima de 68 km/h. O caminhão minerador é usado na jazida de minério de ferro da Serra dos Carajás, no Pará.

As dimensões do 797F impõem respeito a qualquer caminhoneiro, seu tamanho é aproximadamente o de um prédio de três andares. O 797F conta como fonte de propulsão o motor C175-20 de 106 litros, o qual possui 20 cilindros e 4 turbos. Essa configuração fornece a ele 4 mil cavalos de potência! Mas se você está pensando em ter um desses na garagem, é preciso lembrar que o custo total do veículo é de 5 milhões de dólares, além disso cada um dos seus pneus (que tem aproximadamente 4 metros de altura) custam 42,5 mil dólares.

3. O guindaste XGC88000

xcmg4000

Após comprovar eficiência içando 4500 toneladas, a empresa XCMG lança seu guindaste treliçado sobre esteira para 4000t. O recorde foi registrado após içar o peso de 4500 toneladas por 20 minutos e com 60 metros de lança montada. Assim a empresa chinesa desbancou o então detentor do título, Liebherr LTM 11200-9, fabricado pela empresa alemã Liebherr. 

O guindaste XGC88000 da XCMG tem o torque de elevação máximo de 88000 toneladas  por metro. Aplicam-se nesta condição de elevação uma lança principal de 108 metros, uma lança auxiliar fixada de 33 metros cuja faixa de operação é de 30 metros, o que é o único dispositivo móvel de guindaste do mundo que pode atender a necessidade desta elevação integrada. Em julho desse ano foi feita primeira atuação da máquina, elevando uma torre de 1.680 toneladas. O sucesso da operação aumentou a credibilidade da empresa chinesa no mercado, a expectativa é de que esse será o maior e mais tecnologicamente avançado guindaste do mundo, ele será aplicado na área de petroquímica, carvão, e construção de energia nuclear do país no futuro.

4. O escavador  LeTourneau L-2350

1298131828_tech-spec.ru_letourneau_l-2350_002

Tamanho: 13.3 metros de comprimento, 6.8 metros de largura e 6.4 metros de altura
Peso: 262 toneladas

A  Letourneau L-2350 é a carregadeira que tem a concha com a maior capacidade de carga do mundo, chegando a até 400 toneladas. A empresa fabricante é a francesa  Letourneau Inc. O tanque de combustível desse gigante tem quase 4000 litros, maior que algumas piscinas domésticas, enquanto o tanque de óleo para o sistema hidráulico é de 1230 litros. Os pneus tem 4 metros de diâmetro e 1,78m de largura.

Estas carregadeiras, com um custo estimado é de US $ 1,5 milhões (2012) oferecem menor custo por tonelada através de uma combinação de sistemas de alta confiabilidade e desempenho da produtividade excepcional.

Leia também: Herculia, a máquina de escavar túneis; Carretas Gigantes

Fontes: Tecmundo,  Tecmundo, Blog do Guindaste, XCMG, Gigantes do mundo

Anúncios

2 pensamentos sobre “Gigantes da Engenharia, as maiores máquinas terrestres

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s