Túnel Marmaray

Por Ariadne Andrade

1

A Turquia Inaugurou o túnel de Marmaray em comemoração ao aniversário de 90 anos da proclamação da República do país no último dia 29.
Em 1860, o sultão Abdulmedjid projetou o túnel, mas as dificuldades técnicas e orçamentárias impediu que o projeto fosse executado.
Já na década de 1990 a cidade de Istambul sofreu uma explosão demográfica e o projeto voltou a ser cogitado para solucionar este problema. Entretanto as obras começaram efetivamente em 2004 quando o governo turco conseguiu financiamento para o projeto.
A obra estava prevista para durar 4 anos, mas teve de ser interrompida várias vezes com a descoberta de tesouros arqueológicos durante as escavações, da época do Império Bizantino.
O túnel foi considerado a “obra do século” por ser o primeiro empreendimento subaquático ferroviário do mundo a ligar dois continentes. O trem passa sob o Estreito de Bósforo, local onde se situa a região metropolitana de Istambul.
O empreendimento tem cerca de 13,6 km incluindo 1,4 km de área submersa, foi orçado em 3,3 bilhões de euros e possui uma estimativa de fluxo de 1,5 milhão de pessoas por dia, além de servir para o transporte de carga.

Uma das dificuldades técnicas que inviabilizava a implementação do projeto é que este está a apenas 20 km da Falha do Norte da Anatólia e que assim um terremoto poderia colocar em risco a estrutura. Foram feitos estudos minuciosos para recolher dados geológicos, geofísicos, hidrográficos e meteorológicos a fim de garantir a segurança da estrutura. Segundo especialistas, a composição estrutural tem capacidade de suportar terremotos com magnitude de até 9 graus na escala Richter, pois as engrenagens vedariam cada trecho do túnel.
Apesar de não estar funcionando em sua capacidade total o empreendimento promete aliviar significativamente os congestionamentos na capital turca e modificar a vida de milhões de pessoas. Uma aspiração um pouco mais distante é tornar o túnel uma rota da Europa à China.

Veja abaixo um vídeo do projeto:

Fontes: Exame.com, Dw, Téchne, Oglobo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s