Administração do tempo

Por Natália Resende

quarta universitaria

Com certeza você já pensou pelo menos uma vez durante a semana que gostaria de ter mais tempo para alguma atividade, encontrar com os amigos, passear ou até mesmo estudar/trabalhar. Cada vez mais, as pessoas correm para cumprir seus horários, mas o que será que mudou de uns tempos para cá? Temos mais compromissos ou menos capacidade de administrar nosso tempo de maneira correta?

Sem título

Certamente a sociedade moderna faz com que a gente gaste muito mais tempo, no trânsito, nas filas, na internet… Mas com um pouco de planejamento e uma pequena mudança na rotina é possível sim, dar conta de tudo e até dormir 8 horas por dia!

Dois princípios que você precisa ter em mente

1. Assuma a responsabilidade: pare de pensar “eu não consigo fazer isso“. No nosso íntimo todos sabemos que quando realmente queremos fazer algo que nos agrada sempre arrumamos um espaço na nossa agenda. Assuma a mesma postura para os seus compromissos e encare os fatos: na maioria das vezes quando dizemos “eu não tenho tempo” estamos querendo dizer “eu não tenho vontade de fazer isso

2. Tempo é dinheiro: o princípio valorizado pelas grandes empresas vale também para você. Ao abrir mão do seu tempo trabalhando você o está fazendo em troca de dinheiro e vice-versa para ganhar tempo para fazer algo que goste, como tirar férias, você provavelmente terá  que abrir mão de ganhar algum dinheiro.

Aprenda a descansar

Isso mesmo, precisamos aprender a descansar, porém sem deixar de lado nossos afazeres. Para isso é preciso ter:

  • Ritmo: Observe a natureza por uns instantes e você perceberá que tudo tem ritmo, assim como nós também temos o nosso. Analise então qual é o seu ritmo e tente se manter nele, não vá além ou aquém da sua capacidade.
  • Alternância de atividades: Quando nos concentramos demasiadamente em uma única atividade nosso cérebro pode ficar exausto. Mas isso não quer dizer que você tenha que parar com tudo que está fazendo, se estiver cansado de estudar, por exemplo, você pode aproveitar para caminhar. De acordo com estudos, a alternância entre atividades, principalmente entre físicas e mentais muda a polaridade do cérebro e diminui a sensação de cansaço.
  • Ansiedade: Controle-a! Ao manter-se no estado de ansiedade seu cérebro não tem descanso e a exaustão chega mais rápido.
  • Sono: A média de 8 horas diárias de sono é ignorada por muitas pessoas. Muitas vezes na tentativa de produzir mais nos privamos do sono adequado, a consequência é que seu corpo ficará exausto e você passará o dia seguinte muito mais desatento e menos produtivo.

Os tira-tempos da vida moderna

Sabe quando tentamos nos focar em uma atividade mas tudo parece chamar sua atenção? Esse é um dos transtornos da modernidade, e da tecnologia principalmente, celulares, computadores, televisões estão constantemente ligados e exigindo nossa atenção. Por isso, se você realmente quer aumentar sua produtividade é preciso manter-se relativamente longe deles, é claro que não é preciso isolar-se em uma ilha para ter algum resultado, mas desligar o celular pode ser uma boa estratégia.

Além disso, alguns tira-tempos não dependem de nós, como esperar horas por um ônibus ou ficar preso no congestionamento. Nessa hora não há o que fazer, mas quem sabe você possa passar esse tempo realizando alguma atividade útil, como lendo um livro?

O estranho prazer do último minuto

Não, esse não é um defeito exclusivamente seu. Estranhamente muitas pessoas tem o pensamento “Não deixe pra fazer amanhã o que pode ser feito depois de amanhã” e acabam deixando tudo para o último minuto. Mas lembre-se que imprevistos acontecem e ainda em maior proporção quando você está com o tempo contado! Tente organizar suas atividades para que estejam concluídas antes do prazo máximo e evite uma boa dose de stress.

Tenha sempre em mente

– A “duração” não está relacionada à quantidade de tempo gasto, mas sim à sua qualidade. Podemos fazer em 8 minutos bem planejados, tarefas que ao longo do dia demorariam 1 hora.

– Nada é tão simples quanto parece, por isso organize-se sempre com uma margem de tempo entre os compromissos.

– Um trabalho tem tanto tempo quanto você pode dar nele! Organize suas atividades de acordo com suas prioridades e interesses!

pressa-e-tempo

Agradecimentos: Ao petiano egresso Lucas Alves Penna pelo excelente minicurso de Administração do Tempo ministrado ao grupo PET Civil e que possibilitou esse post.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Administração do tempo

  1. Pingback: Eliminando as distrações na internet e melhorando sua produtividade | PET Engenharia Civil - UFJF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s