As soluções para problemas de trânsito

China e Japão, dois dos países mais populosos do mundo não poderiam estar isentos dos problemas provenientes da superpopulação. E neste quesito a mobilidade urbana é um dos setores mais prejudicados. Contudo, esses países pioneiros em tecnologia e inovação criaram soluções alternativas muito práticas para contornar o problema, conheça 2 inovações do oriente que bem poderiam servir de inspiração para nós:

1. Japão: Estacionamento de bicicletas subterrâneo

Para estacionar as bicicletas, um meio de transporte bastante utilizado por lá, os japoneses mais uma vez mostraram que tem muita criatividade e tecnologia, claro.

Giken-Eco-Cycle-Underground-Bike-Park-1

A proposta é tornar mais seguro o armazenamento das bicicletas e também incentivar o seu uso como meio de transporte. A empresa responsável pelo projeto enfatiza a importância de oferecer locais seguros para que os usuários possam manter suas bicicletas e que sejam próximos aos centros comerciais. Assim, as pessoas utilizam a opção com mais frequência e facilidade.

Sob uma única praça, por exemplo, é possível guardar mais de 1000 bicicletas que são armazenadas a 11 metros de profundidade. Na superfície os estacionamentos são uma espécie de quiosque, cada um com capacidade para cerca de 200 bicicletas. Além de aproveitar bem o espaço, a segurança e praticidade oferecidas pelo sistema são incríveis. Veja no vídeo abaixo como funciona:

 A etiqueta eletrônica perto da roda comprova o pagamento mensal, o equivalente a R$ 40. É só encostar na entrada que um leitor eletrônico reconhece a bicicleta. O dono pode virar as costas: a porta abre. E em cerca de 8 segundos um braço mecânico encontra uma vaga e volta rapidamente para o alto. Na hora de ir embora, só é preciso encostar um cartão magnético na máquina. Segundo o representante da empresa que desenvolveu essa tecnologia, o sistema recebe qualquer bicicleta, até as elétricas.

2. China: O ônibus que passa sobre os carros

Com milhões de veículos em circulação, congestionamentos são parte comuns da rotina de milhões de pessoas. Mas a situação pode mudar para os chineses que optarem por essa nova forma de transporte público. Um ônibus que passa por cima dos carros e evita a formação de engarrafamentos. Diminuição de 30% de trânsito, economia de 860 toneladas de combustível, redução de 2640 toneladas de emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

onibus-da-china

O projeto chamado Land Air Bus comporta 1200 pessoas em quatro vagões, com seis metros de largura e quatro metros de altura, ocupando duas pistas. O ônibus alcança uma velocidade de 60 km/h e utiliza de painéis solares e elétricos para se locomover e o custo para implementá-lo chega a ser até 10% mais barato do que a construção de metrôs.

Ainda não há confirmação de que será implantado na China, mas com certeza o projeto é uma excelente alternativa para o futuro das grandes cidades.

 

Fontes: Ciclo Vivo, Engenharia do futuro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s