Retrospectiva – ENAPET 2013

ena

O Encontro Nacional dos grupos PET – ENAPET aconteceu nos dias 01/10 à 06/10 na cidade de Recife-PE,  foram mais de 1500 participantes entre petianos e tutores. Para quem não pode comparecer ao evento, mas gostaria de saber como foi, que mudanças e resoluções foram definidas, vamos contar um pouquinho sobre o que aconteceu.

Sobre o evento

Quem já participou de um evento PET deve conhecer a dinâmica com que ele geralmente é realizado. Para quem ainda não conhece, aí vai um resumo: no primeiro dia a programação é basicamente a Conferência de  Abertura na qual alguns representantes da universidade anfitriã se apresentam e dão boas vindas aos participantes. Nos dias seguintes, ocorrem as etapas dos grupos de discussão (GDs) e grupos de trabalho (GTs) sendo que sua duração varia de acordo com o evento, a quantidade de GDs e GTs é definida pela comissão organizadora de acordo com os temas propostos a serem discutidos. A ideia é que a pauta proposta em cada tema seja discutida entre os membros dos GDs e posteriormente surjam encaminhamentos (propostas) para serem levadas à assembleia geral (essa etapa é realizada nos GTs). Entre essa programação são realizadas também outras atividades complementares como: oficinas, apresentação de trabalhos, discussões por áreas e encontro de petianos. E por fim, ocorre a Assembleia Geral, onde todos os participantes reúnem-se para votar as propostas que surgiram nos GTs. Agora imaginem 1500 pessoas, com princípios diversos, vivendo em realidades distintas e tentando chegar à um ponto em comum! Não é à toa que as assembleias são sempre marcadas por acaloradas discussões.

Em Recife fomos recebidos com uma apresentação cultural que precedeu a abertura e também foi realizada a apresentação do coral da UFRPE. A cerimônia de abertura contou com a presença de alguns representantes da reitoria da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco), além de uma representante do FNDE (órgão responsável pelo pagamento das bolsas) e do presidente da CENAPET, o professor  Álvaro Leonardi Ayala Filho.

Os grupos de discussão e de trabalho foram divididos em 5 temas, são eles: Avaliação, Graduação e Pós-Graduação, Marco legal estruturação do Programa, Organização Política, Estatuto da Cenapet. Questões de extrema importância para a comunidade petiana foram discutidas, tais como: Como proceder com o retorno de um petiano que estava realizando intercâmbio? É permitido o acúmulo de outra atividade remunerada com a bolsa do PET? 

Durante mais de 8 horas de debates, a Assembleia deliberou sobre os encaminhamentos e acabou sem que todos os assuntos da pauta fosse abordados. Infelizmente, discussões desnecessárias e temas superficiais prolongaram a discussão que acabou ultrapassando o tempo previsto, a pauta prevista não chegou a ser cumprida e alguns pontos acabaram não sendo comentados. Mesmo assim, muitas discussões válidas foram realizadas e por meio da ata oficial do evento todos aqueles que não puderam participar, poderão conhecer em detalhes as propostas aprovadas e rejeitadas. Contudo, ainda não há data prevista para sua publicação.

A mobilização nacional dos grupos PET

Votado e aprovado, estamos em estado de mobilização! Após anos de bolsas em atraso, custeios que nunca chegam e o contínuo descaso com o nosso programa, resolvemos mudar a situação. A CENAPET juntamente com a comissão formada por alguns participantes do evento está agora na liderança para pleitear frente aos ministros uma situação mais justa para nós. A comissão elaborou um documento, denominado “Carta do Recife” (segue abaixo), direcionada ao Secretário da Educação Superior (Sesu), Paulo Speller. A carta será enviada na segunda-feira (14) para o MEC a partir desta data serão contabilizados 15 dias, conforme definido em assembleia, para que haja resposta.

“A mobilização em Brasília ocorrerá de qualquer forma. Se a resposta for positiva e as demandas do PET forem atendidas, faremos um evento para discutir a importância da educação tutorial na graduação, com participação do Secretário de Educação Superiro, e uma divulgação do programa no congresso nacional, organizando visitas aos gabinetes dos deputados. Podemos buscar a realização de uma audiência pública na comissão de educação da camara dos deputados ou do senado. Se nada for atendido, faremos uma manifestação no MEC e buscaremos ser atendidos;” , (professor Álvaro Ayala por e-mail).

carta recife

O ENAPET 2014

Para todo mundo que esteve presente no ENAPET 2013 ficou claro que a próxima edição do evento promete! A organização do ENAPET 2014 que ocorrerá em Santa Maria – RS, no mês de julho (isso mesmo, em pleno inverno!), deu um show no intervalo da Assembleia.  Além de terem comparecido em peso, uniformizados e distribuindo brindes aos participantes, os futuros anfitriões do evento também apresentaram um vídeo de divulgação, fizeram uma apresentação de dança tradicional da região, e informaram que o site e a página do facebook já estão no ar! Com tanta preparação, a expectativa para o próximo ENA só aumenta!

Clique aqui para acessar o site oficial do evento e a página do facebook.

1395271_673032102720498_748615717_n

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s