Volta às aulas: 10 dicas para se dar bem no semestre

quarta universitaria

 

Passadas as merecidas férias é hora de voltar para a faculdade e pegar firme nos estudos! Vamos dar algumas dicas para você se dar bem no semestre e em toda a graduação:

1- Encontre o lugar ideal para os estudos: 

foto 1

 

Tente encontrar um local sem ruídos externos e sem tentações que possam lhe distrair, com os recursos necessários e espaço suficiente para que você espalhe seu material. Estudar sempre no mesmo lugar é uma boa estratégia. O cérebro é uma máquina associativa e associar o ambiente ao ato de estudar pode ser bem vantajoso.

2- Ouça música: 

foto 2

 

Além de ajudar a cancelar os ruídos externos, a música pode ajudar na memorização do conteúdo. O cérebro associa o que está sendo estudado com a música que está tocando e pode recuperar a informação a partir desse mesmo estímulo.

3- Acorde cedo:

foto 3

 

Acordando mais cedo você terá mais tempo para realizar todos os seus compromissos. Mas é importante ter uma boa noite de sono.

4- Tenha sempre uma agenda: 

foto 4

Não importa o tipo de agenda, se é um caderno ou lista de compromissos do celular. O importante é programar e não esquecer os compromissos escolares importantes.

5- Escreva:

foto 5

 

Tenha sempre por perto um caderno para anotações livres e anote nele os conceitos que achar interessante. A escrita manual e simultânea ao momento em que você está adquirindo o conhecimento estimula a memorização imediata dos conceitos. Passe a limpo as anotações. Escreva pela segunda vez os mesmos conceitos organizando-os, analisando e sintetizando.

6- Ensine para aprender: 

estudar_dmitriyshironosov

 

Após ter estudado, encontre algum colega que entenda menos do que você sobre o assunto da prova, e procure explicar a ele alguns dos conceitos básicos. Organizar o assunto mentalmente e verbalizá-lo ajudam a solidificar o seu próprio conhecimento e até a identificar os pontos que você precisa revisar. Além de ajudar o colega!

7- Não deixe pra última hora: 

vespera

Estudar apenas na véspera da prova, ou passar a noite estudando, não ajudam a reter a informação. Se você fizer força para entender o conteúdo durante a aula e procurar memorizá-lo logo após aprendê-lo, pode fazer uma boa prova passando menos horas estudando e sem desespero na última hora.

8- Material não é aprendizado: 

Young woman sits working at books

 

Não adianta ler vários materiais a respeito do assunto ou escrever páginas de resumo se você não entender o que lê ou apenas copiar algo que não compreendeu. Muito material não implica em grande conhecimento.

9- Faça o que tem que ser feito: 

Calendario

Ficar adiando seus compromissos não é a solução. Um hora você terá que realizá-los e com mais pressa. Planeje suas obrigações para que você possa fazer tudo com o mínimo esforço.

10- Siga seu objetivo: 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Provavelmente você encontrará desafios durante sua graduação. Mesmo assim, lembre-se dos motivos pelos quais você está estudando, e avance na direção dos seus objetivos.

 

Aproveite nossas dicas e Bons Estudos!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Volta às aulas: 10 dicas para se dar bem no semestre

    • Silas, que bom que você gostou! Na verdade, este post já foi publicado aqui antes. Mas ainda é atual, já que diversas universidades brasileiras estão iniciando o período letivo agora, por causa da greve de docentes do ano passado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s