IDEA – Inovação e Desenvolvimento do Empreendedorismo de Alunos

petentrevista

Por Marcela Rocha Tortureli de Sá

foto luizNo mercado competitivo em que nos encontramos, cada vez mais é preciso um diferencial, algo que torne atraentes para as empresas. Com isso, podemos cada vez mais ver projetos e iniciativas de estudantes que veem contribuir para a formação dos alunos.

Como no caso do estudante de Administração Luiz Claudio Sacramento.

Qual o projeto que você desenvolveu?

Em março de 2013 surgiu o IDEA, que é um grupo em que os alunos de todos os cursos da UFJF vão conversar sobre o que quiserem. O foco é discutir negócios e aprender o que é interessante e importante para os principais demandantes, os alunos.

Como são escolhidos os temas a serem discutidos?            

Por ser uma plataforma muito aberta, muitos assuntos surgem ali mesmo, no encontro. Mas a maior parte advém do grupo, do que os membros e o coordenador-aluno (eu) postam, mas também muito do conteúdo é criado a partir de experiências por exemplo, alguns trabalhos realizados na faculdade, como o que eu fiz da Qranio, viram conteúdo para o IDEA e assim outros alunos passam a conhecer a experiência que o grupo que fez o trabalho teve.

Quais temas foram discutidos recentemente?

No ultimo encontro discutimos o modelo de negócios da Qranio, uma startup juizforana que recentemente recebeu um investimento-anjo de 500 mil reais e, pode ser brincadeira, mas falamos da forma certa de defecar (risos), pois foi um vídeo feito em Stanford que lança um produto novo. (Confira o vídeo no link Administradores). Nossa discussão se baseou mais em como foi feita a proposta mercadológica do produto. (Produto que ajusta a curvatura do corpo no sanitário promete ser a solução preventiva para doenças sérias, como apendicite e câncer de cólon).

Como os alunos se relacionam, através de que meios?

Principalmente pelos encontros que temos todas as sextas-feiras na sala 1 na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. SãoIDEA encontros de 1 hora em que apresentamos o que achamos interessante durante a semana, as discussões ocorrem ali mesmo, muitas vezes vemos vídeos que achamos interessantes na internet e depois comentamos.

Há também troca de experiências pela internet, por um grupo no Facebook (https://www.facebook.com/groups/593505320677175/) e uma página (https://www.facebook.com/idea.ufjf), mas pelo grupo sinto mais liberdade de expressão advinda dos membros por isso tem mais conteúdo.

Há auxílio de professores?

Sempre que houver demanda eles tem muita boa vontade em ajudar, mas até o momento não foi necessária essa ajuda. Os próprios alunos têm suas preferências no decorrer do curso e se interessam por algumas áreas, então um aluno que prefira a área de finanças pode ajudar com seu maior conhecimento do assunto. Como não são aulas e sim mais um bate-papo os alunos ali mesmo sanam suas próprias dúvidas.

Há incentivos para os alunos participem de palestras, seminários?

A intenção é formar um grupo fixo, e maior, de umas 10 pessoas, pra trazer professores e pessoas de mercado para um bate-papo mais próximo com os alunos sobre o que eles acharem pertinente. Já fiz uma rede bem grande de pessoas que poderiam ir ter essa conversa com os alunos e eles têm muita boa vontade em ir. O próprio grupo organiza quem vem “palestrar”. E digo “palestrar” entre aspas, pois se trata de uma conversa mesmo, com um número reduzido de pessoas para poder ter um contato e aprendizado maior.

Gostaria de deixar uma mensagem?

Gostaria de agradecer à Marcela Tortureli que entrou em contato comigo e ao PET – Engenharia Civil da UFJF, por terem feito as perguntas.

O grupo IDEA é para discutir negócios, não administração, ou contabilidade, ou economia, especificamente, portanto todos são bem-vindos, independente do curso.

Convido a todos a comparecer às 18h na sala 1 da FACC/UFJF para participar e conhecer melhor as atividades do grupo e também para participar do grupo e curtir a página do IDEA no Facebook. Qualquer dúvida entre em contato diretamente comigo através do grupo.

Anúncios

2 pensamentos sobre “IDEA – Inovação e Desenvolvimento do Empreendedorismo de Alunos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s