Cimento condutor de eletricidade

Tradicionalmente conhecemos o cimento como sendo um mau condutor de elétrico, mas essa característica está sendo modificada por pesquisadores da Universidade de Alicante, na Espanha. A pesquisa pretende ampliar a utilização do material que poderá ter outras aplicações além da função estrutural, e realmente, não faltam utilidades para o novo produto. A tecnologia poderá ser usada, por exemplo, para aquecer edificações ou evitar a formação de gelo em infraestruturas como ruas, estradas, pistas de pouso entre outros elementos.

01

O produto foi obtido através da adição de nanotubos de carbono na composição do cimento tradicional. De acordo com as pesquisas, a adição não provocou comprometimento das propriedades estruturais do concreto ou de sua durabilidade. “Para se obter um cimento que seja eficaz como elemento de aquecimento, ele deve ter uma baixa resistividade. Não se pode obter isso com os concretos convencionais, uma vez que eles são maus condutores de eletricidade. No entanto, isto pode ser feito com a adição de materiais condutores, tais como, por exemplo, materiais à base de carbono“, diz um dos engenheiros. Assim, os nanotubos mostraram-se ideais para o produto por estarem entre os melhores condutores de eletricidade de que se tem conhecimento. O aquecimento é realizado por meio da aplicação de corrente contínua sobre o material.

O concreto condutor poderá ser empregado para construção de novas estruturas ou simplesmente recobrindo estruturas já existentes. Além disso, segundo testes ele apresentou ótima capacidade de aquecimento com um gasto de energia mínimo. Com tantas vantagens, o produto logo deverá ganhar diversas outras aplicações.

 

Fontes: Engenharia é, Inovação Tecnológica

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s