As 10 construções mais antigas do mundo em funcionamento

Por Guilherme Giordano

“Não se fazem mais prédios como antigamente”. Provavelmente você já escutou esta frase trocando “prédios” por qualquer outra coisa. Parece que as coisas feitas no passado são mais duráveis que os mais recentes lançamentos. O que infelizmente parece ser verdade, afinal existem geladeiras do tempo da sua avó que ainda funcionam. Alguns eletrodomésticos mais modernos não parecem ser feitos para durar mais de 3 anos.

Quando o assunto são edificações a distância parece ainda maior, pois por mais bem construído que seja o seu prédio, não é muito provável que ele irá durar centenas de anos como as casas do Pelourinho ou milhares de anos como as pirâmides do Egito.

Agora, se você acha que uma casa antiga aonde há moradores ou seja, ainda está em funcionamento, é algo surpreendente, espere para conhecer essas construções:

1) O Mausoléu de Adriano, em Roma, normalmente conhecido como Castelo de Santo Ângelo, foi finalizado no ano de 139 e convertido em um forte por volta de 400. Ainda é um forte (e um museu) hoje em dia.

 anfiteatro Adriano

2) O Panteão, em Roma, foi construído como um templo por Adriano em 117 d.C., e se manteve em uso contínuo ao longo da história. É uma das construções mais bem preservadas de Roma, e agora funciona como um museu e uma igreja católica.

Panteão em Roma

3) A Igreja de Santa Sabina em Roma, construída em 422, não foi modificada desde então, e ainda é usada pela Igreja Católica.

 Igreja Sabina

4) O Teatro de Marcelo já foi o maior teatro a céu aberto de Roma. Júlio César deu autorização para a sua construção, mas foi assassinado antes que pudesse ser iniciada. O teatro foi concluído em 13 a.c e formalmente inaugurado em 12 a.c por Augusto. A construção já passou por grandes modificações ao longo da sua história. Hoje em dia, a parte superior serve como moradia.

 Teatro Marcelo

5) A Ponte Fabricio, em Roma, foi construída em 62 a.C. A ponta permanece praticamente sem modificação, e ainda é atravessada por milhares de romanos hoje em dia.

 Ponte Fabricio

6) Esta é a Ponte da Caravana sobre o rio Meles em Izmir, na Turquia. Ela foi construída por volta de 850 a.C., tendo mais de 2.860 anos de idade – o que a qualifica como a ponte em funcionamento mais velha do mundo.

 Ponte Caravana

7) O Pântano de Proserpina (Mérida, Espanha) data do primeiro ou segundo século depois de Cristo, e alimentou o aqueduto romano levando água para cidades próximas. Esta antiga barragem ainda é usada por agricultores locais para irrigar as lavouras.

 Proserpina¥s Roman Dam, Merida

8) O Acoma Pueblo, também conhecido como “Cidade do Céu”, é uma aldeia nativa americana localizada a oeste de Albuquerque, no Novo México. As tradições tribais de Acoma estimam que eles vivem naquela vila há mais de dois mil anos.

 Aldeia

9) A Torre de Hercules é um farol romano antigo próximo a Coruña, na Galícia, na Espanha. A estrutura tem quase 1.900 anos de idade e ainda é usada atualmente.

 farol

10) Ilustrando os inúmeros templos budistas espalhados pela Ásia, que possuem mais de mil anos e ainda são utilizados para fins religiosos, temos o Templo do Buda de Esmeralda (Wat Phra Keo) – templo mais famoso da Tailândia que abriga o belíssimo Buda de Esmeralda, o mais venerado do país.

 Templo del Buda Esmeralda

Fonte: Pipoca de BitsGizmodoLocos por los viajes

Anúncios

Um pensamento sobre “As 10 construções mais antigas do mundo em funcionamento

  1. legallllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
    lllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s