“The Man Who Prints Houses” – O Homem Que Imprime Casas

Por Emerson Galdino Toledo Jr.

 “Alguns o chamam de gênio, outros o chamam de louco.”

1

Enrico Dini é um especialista em robótica. Ele também é um intitulado “o alquimista das pedras: capaz de imitar o processo de formação das rochas no fundo do mar. Combinando essas duas habilidades, ele desenvolveu uma técnica de construção inovadora baseada no princípio da impressão em 3D. O sonho de Enrico é um dia ver a impressão das casas como se fossem pedras sólidas seja qual for a forma ou tamanho. Mas como todos sabemos, os sonhos podem vir a um preço …

2A impressão em 3D é um método que compreende camada por camada modelos digitais utilizando uma substância fluida, que pode ser endurecido por laser ou outros agentes de ligação. Até o dia de hoje, tem sido usado para a fabricação em pequena escala e como maquetes arquitetônicas. Enrico, no entanto, tem planos muito grandiosos. (Para mais informações, confira um post sobre Impressão em 3D aqui Impressão em 3D- Desmistificada).

Um filme de Marc Webb e Jack Wake-Walker, “The Man Who Prints Houses” fala sobre a vida desse visionário. Com acesso exclusivo a todos os aspectos de sua vida, este filme mostra como Enrico  se esforça para tornar seu sonho, a impressão em 3D em grande escala, uma realidade. O filme passa mostrando todas as suas ideias, negócio ambiciosos, problemas financeiros e lutas na vida pessoal. Ou seja, a história de um inventor visionário algemado pela obra de sua vida.

Tendo construído sua impressora – a maior do mundo – a partir do zero, não há escassez de ofertas de trabalho para este engenheiro altamente qualificados e de mente fértil. Durante todo o decorrer do filme, vemos Enrico embarcar em uma série de projetos inovadores: construir a maior escultura impressa da história, trabalhar com Agência Espacial Europeia em um programa para colonizar a lua, solidificar uma duna de areia no deserto, e imprimir a coisa mais próxima de uma casa real: uma pequena habitação italiana conhecido como “Trullo”.

O Homem Que Imprime Casas é um filme que é ao mesmo tempo um documentário científico e um retrato íntimo de um gênio torturado pela sua ideias, lutando com todas as suas forças para uma verdadeira mudança de vida e revolução tecnológica.354

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s