DALE: uma micro-casa expansível

micro-casa-expansivel-04

Inspirando-se nos bangalôs típicos da Califórnia alunos do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e de Arquitetura do Instituto de Arquitetura da Califórnia do Sul (SCI-Arc) desenvolveram uma moradia inovadora, que reinventa conceitos habitacionais como a divisão entre espaços internos e externos. O projeto foi vencedor do concurso Solar Decathlon 2013, e é intitulado DALE (Dynamic Augmented Living Environment).

A intenção dos criadores é substituir os modelos de casas que atualmente tomam a costa californiana, construções enormes com muitos espaços não utilizados. A partir da criação de um modelo que considera características como eficiência energética e no uso do espaço, e mescla a atmosfera de ambientes ao ar livre aos espaços interiores da casa. A micro-casa possui um espaço habitável de 55 metros quadrados, mas ao apertar um botão ela pode expandir-se passando a ocupar 167 metros quadrados, assim, o que era um espaço externo torna-se uma espécie de “quintal” nos vãos livres formados.

micro-casa-expansivel-05

A construção consiste em 3 módulos pré-fabricados que correm sobre uma espécie de trilho, um dos módulos é ocupado por dois quartos, uma sala de estar e um escritório e o outro pela cozinha, casa de banho e instalações técnicas. A distribuição dos compartimentos nos módulos tem uma lógica funcional e é também dinâmica, e não somente os próprios módulos se movem como também os cômodos interiores podem facilmente ser reconfigurados. Deslizando-se uma parede por exemplo, a sala dá lugar a um quarto de casal, e assim diversas configurações podem ser criadas.

A habitação possui ainda painéis fotovoltaicos no telhado que fornecem energia elétrica e um sistema para aquecimento da água. Medidas sustentáveis que aliadas à conceitos inovadores, prometem redefinir a forma como lidamos com nossas habitações fazendo com que fiquemos mais conscientes da forma como interagimos com a casa, e da forma como a nossa casa interage com o meio ambiente.

micro-casa-expansivel-10

O projeto vencedor era apenas uma proposta, mas o modelo real já está em execução e em breve será concluído!

Veja também o vídeo: 

Fontes: Engenharia Civil.com, Archinect

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s