Usina solar da UFJF

Por Camila Goretti

Aposto que muitos passam do lado da Usina Fotovoltaica da UFJF e , quando percebem sua presença, se perguntam o que ela esta fazendo ali. Integrantes do grupo PET civil da UFJF visitaram a usina, guiados pelo técnico em educação José Américo Valentim.

usina

A usina é parcialmente usada como laboratório para o curso de Engenharia elétrica com habilitação em energia e também transforma energia solar em elétrica através dos painéis. E isso é possível graças ao efeito fotoelétrico explicado pelo físico alemão Albert Einstein. As células fotovoltaicas formam os módulos que por sua vez são ligados em série, já que possuem baixa potência. A cor do módulo é azul para que ele possa absorver a quantidade certa de calor. O silício poli ou monocristalino é o material usado para a produção das células solares, sendo o policristalino o que tem menor percentagem de conversão e o menor custo. Segundo o fabricante, os paineis têm cerca de trinta anos garantidos de vida útil sem perda de eficiência.

Para um bom funcionamento, a insolação deve ser o mais perpendicular possível. Assim, no inverno a inclinação dos módulos deve ser mudada. A eficiência também é afetada quando a temperatura passa dos 40 C, aproximadamente.

Foi explicado ainda que o inversor é o equipamento que transforma corrente contínua em corrente alternada, para que possa ser posteriormente utilizada. A usina da UFJF apresenta três aparelhos de conversão monofásicos, formando assim um sistema trifásico.

Entre as novidades no setor industrial, os especialistas apostam na utilização da nanotecnologia. Folhas superfinas de grafeno funcionando de maneira autônoma e integrada podem ser utilizadas para criar uma tinta fotovoltaica de alto desempenho, considerando que grafeno é um material descoberto em 2004 formado por átomos de carbono densamente compactados. Alguns questionamentos interessantes foram feitos durante a palestra. Você sabia que o custo dos equipamentos fotovoltaicos caiu centenas de vezes desde que a NASA utilizou essa tecnologia pela primeira vez? Ou que MILHÕES de brasileiros não possuem eletricidade em casa?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s