Mobilidade Urbana – Construindo Cidades Inteligentes

bannerTopo No cerne da série de manifestações que tomaram o país nas últimas semanas está a questão da Mobilidade Urbana. As falhas e deficiências do transporte urbano foram os agentes propulsores dos movimentos e o assunto é pauta obrigatória nas reivindicações. Em meio a este cenário, a Assembleia de Minas realiza o Fórum Técnico Mobilidade Urbana – Construindo Cidades Inteligentes, o evento pretende reunir sugestões para o uso do espaço público, fomentando discussões relacionadas à Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587, de 2012).

A nova lei determina que municípios com mais de 20 mil habitantes devem elaborar, até 2015, seus Planos de Mobilidade Urbana. As cidades que não os apresentarem no prazo determinado ficarão impedidas de receber recursos federais destinados à mobilidade urbana.  A lei já está em vigor: todos os projetos e obras que estejam sob sua regulamentação e atualmente em andamento no país devem estar alinhados às suas diretrizes e disposições legais. Por isso serão realizados encontros de mobilização em cidades que precisam criar seus planos, precedendo o fórum serão realizados um ciclo de debates e encontros regionais destinados a colher sugestões. A consulta pública poderá ser realizada até o dia 31/07! Clique no link e contribua com a sua sugestão: banner_principal Dentre as principais propostas do evento estão:

– Mobilizar o poder público e a sociedade civil em torno do tema da mobilidade urbana e da construção de cidades inteligentes e sustentáveis.

– Discutir os principais desafios e alternativas para a questão da mobilidade urbana, tendo em vista a realidade das Regiões Metropolitanas de Belo Horizonte e do Vale do Aço, constituídas em Minas Gerais.

– Buscar a sensibilização e a capacitação de agentes públicos, da sociedade civil organizada, dos trabalhadores nos sistemas de transporte e da população em geral para a construção dos Planos Municipais de Mobilidade, em atendimento à Lei Federal de Mobilidade Urbana.

Após a etapa da Consulta Pública, o formato do fórum técnico prevê ainda encontros nas Regiões Metropolitanas do Vale do Aço (RMVA) e de Belo Horizonte (RMBH), onde a mobilidade urbana apresenta questões bem específicas. Veja as demais atividades programadas: agenda

Os municípios precisam fazer seus planos, a sociedade civil participar e os operadores de direito fiscalizar o processo. Dessa maneira teremos a construção de Planos de Mobilidade Urbana consistentes e legitimados pela população, capazes de promover uma mudança de paragdima na direção de cidades justas e com qualidade de vida para todos!

Fontes: Assembleia de Minas, ITDP Brasil

Anúncios

Um pensamento sobre “Mobilidade Urbana – Construindo Cidades Inteligentes

  1. Pingback: Mobilidade Urbana na cidade de Juiz de Fora | PET Engenharia Civil - UFJF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s