Empire State Building, uma maravilha do mundo moderno

Multiple-People-Shot-Near-Empire-State-Building-1

Por Lahis Assis

Um dos principais símbolos dos Estados Unidos, o Empire State Building já foi cenário de centenas de filmes e é parte da história do país. Localizado em Manhattan, na cidade de Nova York, ele é uma das construções mais altas do mundo. Toda essa grandiosidade rendeu à construção um lugar na lista das Novas maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.

O edifício foi projetado por William Lamb e sua empresa de arquitetura Shreve, Lamb e Harmon. Um fato interessante é que o projeto foi preparado em apenas duas semanas, o que é bastante notável quando comparado ao alto nível da construção.

O edifício possui 103 andares e mais de 400 metros de altura. No total, foram utilizados 10 milhões de tijolos, 6.500 janelas e 73 elevadores. As escadas entre o térreo e o último andar somam 1.860 degraus. As luzes em seu topo mudam de cor a cada feriado ou data especial, tornando-o assim uma construção que dialoga com os acontecimentos da movimentada cidade na qual está situado. Os estilo arquitetônico do prédio, art déco, é marcada pelo rigor geométrico e pela presença marcante de linhas verticais. Estes elementos tendem a tornar o edifício ainda mais alto na nossa percepção.

A construção

O terreno começou a ser escavado em janeiro de 1930 e a construção começou efetivamente em março do mesmo ano. A inauguração se deu no ano seguinte, 1931. Foram 410 dias de trabalho e 3400 homens envolvidos.

Quem vê o edifício hoje em dia, raramente pensa nas dificuldades que os trabalhadores enfrentaram durante a construção. A pouca tecnologia disponível e a falta de segurança dos trabalhadores foram registradas pelo fotógrafo Lewis Hine. As imagens são tornaram-se emblemáticas, tanto quanto a própria obra.

No 86º andar, a 320 metros de altura, o Empire State Building possui um observatório que oferece uma vista deslumbrante da cidade. Desde que foi inaugurado, estima-se que aproximadamente 110 milhões de pessoas já tenham visitado o lugar para admirar a belíssima paisagem. Deste local é possível enxergar quase 130 Km de extensão! Além do observatório, o edifício que é uma das maiores atrações turísticas de New York oferece um leque de opções de lazer para os visitantes: são dois restaurantes, um sushi-bar, três cafeterias, uma loja de postais, um posto de correio e dois bancos.

Com todo seu sucesso e com o tempo mínimo gasto em sua construção, o Empire State Building é, com toda certeza, um grande exemplo de como pode-se realizar grandes coisas aplicando-se as técnicas da engenharia. Se no século passado foi possível erguer esse grande edifício, imaginem o que se pode fazer hoje com toda a tecnologia que temos à disposição?

Fontes: Veja, Blog da História, Portal são Francisco

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s