Maior ponte fotovoltaica do mundo

Por Rafaela Juliany

A capital Inglesa pode se orgulhar já que será sede da maior ponte solar do mundo!

400px-PonteBlackfriars
A ponte de Blackfriars, que serve de fundação para a estação de trem de mesmo nome, construída em 1886 sobre o Rio Tâmisa em Londres, se tornará em breve a maior ponte solar do mundo. A estrutura passa por um Retrofit para se transformar em uma moderna estação de trem, que será movida pela energia gerada pelos painéis fotovoltaicos que estão sendo instalados.

foto 2 Serão instalados mais de 4400 painéis fotovoltaicos em uma área correspondente a 6 mil metros quadrados. Espera-se que a tecnologia gere 900 mil kWh a cada ano, 50% da energia consumida pela estação, o que ocorrerá numa redução de cerca de 511 toneladas por ano da emissão de gás carbônico.

               “A ponte férrea vitoriana em Blackfriars é parte da história de nosso sistema ferroviário. Construída na ‘idade do vapor’, nós estamos a atualizando com uma tecnologia solar do século 21 para criar uma estação icônica para a cidade”, diz o diretor do projeto, Lindsay Vamplew.

Além da captação de luz, que é realizada para que a mesma se transforme em energia, a ponte utilizará sistemas de captação e reaproveitamento de água da chuva. Serão também instalados no local, tubos responsáveis por melhorar a iluminação natural, otimizando ainda mais a economia de energia. A engenharia energética do projeto, que está sendo desenvolvido pela companhia SolarCentury, utiliza módulos solares de alta eficiência produzidos pela Panasonic, com custo aproximado de US$ 11 milhões.

foto 4

Vale ressaltar que, além dessa, a única “ponte solar” conhecida no mundo é a ponte de Kurilpa, em Brisbane, na Austrália, com 470m de comprimento, construída em 2009.

Fontes: Revista Superinteressante, Tecmundo, Exame, Greensavers

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s